segunda-feira, 27 de abril de 2015

HÁ UM SÓ DEUS

Vera Lúcia é uma amiga que tem acompanhado nosso site há algum tempo. Ela tem se dedicado ao assunto da Divindade com muito afinco. Recentemente postou um comentário aqui em nosso site sobre a abordagem das Testemunhas de Jeová e outros antitrinitarianos que fazem ao texto de I Cor. 8:6 . A linha de raciocínio e a compreensão de Vera sobre o verso foram simplesmente fantásticas. Gostaria de tornar o comentário dela numa nova postagem conforme segue-se abaixo:

"Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também." 1 Corintios 8:6
"Existe somente um Deus", diz a testemunha de Jeová [e outros antitrinitarianos] usando este versículo, "e quem é ele? O Pai! Portanto, Jesus não é Deus". Entretanto, existe uma brecha [na verdade um abismo mesmo, uma cratera] em sua linha de pensamento. Se o proponente desta teoria aplicar a mesma linha de raciocínio ao resto do versículo, terá que fazer um malabarismo enorme para provar que Deus, i.e., Jeová, é Senhor. O resto do verso diz "existe somente um Senhor, e quem é ele? Jesus Cristo! Então o Pai não é Senhor". É claro, a testemunha de Jeová não quer chegar a esta conclusão, porque sempre fala de Jeová como "Senhor". Portanto, não pode haver um sem o outro. Ela não pode fazer com que a primeira metade do versículo exclua Jesus como Deus, sem fazer com que a segunda metade exclua o Pai de ser Senhor. É uma premissa interpretativa básica.

O fato é que as Escrituras usam os termos Deus e Senhor virtualmente de modo intercambiável. Os vários falsos deuses são chamados de "deus" e "senhor". O Pai é chamado de "Deus e Senhor" e ao Filho também se aplicam ambos os termos. O apóstolo Tomé se dirigiu a Jesus como "meu Senhor e meu Deus" (João 20:28). Os líderes da Torre de Vigia têm ensinado seus discípulos a verem em 1 Coríntios 8:6 um contraste que não existe.

Nota do autor do site: Cremos em UM DEUS apenas. Mas não cremos que esse Deus seja apenas uma pessoa. O verso diz que há um só Deus, não diz que há só uma pessoa como Deus. Nós entendemos pela Bíblia e pelo Espírito de Profecia que o único Deus se manifesta em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.









Vera Lúcia

4 comentários:

  1. Os testemunhas de Jeová ao se refererirem a Jesus como um Deus menor colocam Jeová como um idolatria e alguém que quebra sua propiá lei.Pois é o próprio Jeová que diz não terás outros deuses diante de mim.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu é quem agradeço por suas ótimas contribuições. Deus continue te abençoando.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir