quarta-feira, 25 de março de 2015

RESPOSTA AO ARTIGO/CARTA SOBRE A TRINDADE: "PARA ACREDITAR NO ESPÍRITO SANTO É PRECISO CRER NA TRINDADE?"

                                                                                                            
VAMOS COLOCAR A NOSSA RESPOSTA EM COR AZUL, ABAIXO DAS PRINCIPAIS DECLARAÇÕES DO AUTOR DA CARTA.
As fontes em preto são o conteúdo da carta.

INÍCIO DA CARTA:
A resposta a esta pergunta nunca foi de tão grande importância como nos dias de hoje... Examinai tudo, retenha o que é bom. I Tess. 5:21
De fato, concordamos com a importância do assunto em foco, e como de fato que temos de examinar tudo, a fim de fixar as nossas convicções. Mas também estamos conscientes de que ao examinar "todas as coisas", achamos que há muita literatura fácil e perigosa que não retém a verdade, por não examinar tudo o que há na própria Bíblia. Muitas coisas do Livro Sagrado são ignoradas tendo em vista preconceitos e interpretações baseadas na cultura ocidental, longe e muito distantes do ensino bíblico que se baseia na cultura oriental.
Vemos então, que o grande problema desta igreja é o seu orgulho que leva a uma assustadora cegueira espiritual.  
Orgulho e cegueira espiritual é a acusação de quem só vê um lado das questões apresentadas pelo ensino bíblico. Se você vê só um lado dos inúmeros aspectos da verdade, então, quem é cego, e não enxerga?
O que significa então, a palavra Trindade?
Segundo o Dicionário Aurélio:
Na doutrina cristã, dogma da união de três pessoas distintas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo) em um só Deus. Divindade tríplice nas religiões pagãs.
Enganou-se o nosso oponente em citar o Dicionário, porque não estamos baseados no que dizem os homens, conforme reza a carta, mas num "Assim Diz o Senhor". Portanto, não vamos considerar os conceitos do Dicionário Aurélio ou Michaelis, ou qualquer Enciclopédia. Além disso, O Dicionário falou em "dogma", porque se refere à Igreja Católica. Entretanto, a Igreja Adventista não tem dogmas. Apenas prega o que diz a Bíblia. Se a Bíblia diz, então, é suficiente para crer e não ficar na dúvida.
Também não nos importa o que diz o Paganismo, que sempre tem um fundo de verdade, mas corrompida por falsos conceitos, porque Satanás sabe de toda a verdade, e sabe também misturar o erro com a verdade, e foi isso o que ele fez. Por isso é que alguma reminiscência da verdade você encontra em todas as filosofias, inclusive no Espiritismo. E também com os dissidentes. Mas é preciso ter a sabedoria da Palavra de Deus para discernir o que é certo do que é errado.
 Quanto aos conceitos da Igreja Católica, também não nos importam, porque há muita verdade misturada com o erro. Embora a Igreja Católica tenha trazido uma importante contribuição no sentido da Trindade, ela deixou que a filosofia grega norteasse os seus conceitos, quando tenta se aprofundar sobre coisas não reveladas na Bíblia. 


Para a Igreja Adventista do Sétimo Dia:

A partir de 1980, [Datas não importam, porque não é isso o que vale, senão o que diz a Bíblia e como foi descoberto o assunto aos poucos, como também muitas outras verdades só foram entendidas mais recentemente, como por exemplo a natureza humana de Cristo] quando foi votada pela Conferência Geral, em Dallas, Texas, dentre as 27 doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no livro Nisto Cremos e no Manual da Igreja, consta o seguinte:


(Crença 02). A Trindade. “Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas."

É exatamente isso o que diz a Bíblia, como podemos ver em muitos lugares, em muitos textos claros, exaltando a Divindade dos Três Seres, bem como a Sua unidade e eternidade em poder e glória.
Nota: Todos eles [Pagãos, Igreja Católica, Adventistas] pregam a união de três pessoas em um só Deus. Ou seja, um Deus triúno.
Esta declaração não está correta, porque os pagãos não dizem isso: eles afirmam um panteão de muitos deuses, e muitas pessoas. A Bíblia ensina que há Três Pessoas, mas um Deus só. O monoteísmo é privilégio só da Bíblia com exclusividade. Desde os tempos mais remotos, o povo de Israel se distinguia por sua doutrina monoteísta. Assim os profetas ensinavam. Assim ensinamos nós também até os nossos dias, mesmo em meio a tanta confusão religiosa.


O que nos diz a Bíblia sobre Deus? Será de fato três pessoas em uma? A quem devemos adorar?

Vamos ver o que diz a Bíblia? Prepare-se, porque no convite acima já apareceu um erro: nem a Bíblia nem nós ensinamos "três pessoas em uma." Ensinamos que há "três Pessoas em um Deus", o que é muito diferente. No parágrafo anterior, portanto, vemos uma tendência para confundir, ou uma cegueira intelectual, muito própria de quem nunca estudou o assunto a fundo, mas se baseou no que muitos leigos sem teologia estão dizendo porque não têm a base bíblica bem formada. Não examinaram "todas as coisas".
Deixemos de lado as filosofias humanas e conceitos de teólogos que desprezam um claro “Assim diz o Senhor”.  [Este é outro erro, porque são os teólogos que examinaram muito a fundo esse assunto que está sendo estudado muito superficialmente por muitos leigos que pretendem saber mais do que aqueles teólogos que passam dia e noite, varando as madrugadas, examinando a Bíblia. Mas se vamos deixar as filosofias humanas, então, temos que deixar de ler a Bíblia de modo superficial, como os leigos estão entendendo o assunto, porque a sua interpretação é muito superficial por não examinarem "todas as coisas a fim de reter o que é bom." Ou seja, se você examina apenas um lado das verdades, você ficará cego, por não ver o outro lado. Para ver todos os  lados, você precisa ter conhecimento de grego e hebraico, bem como possuir uma boa chave bíblica, ou recursos de informática, a fim de não deixar o mais importante de lado].


A Bíblia nos diz que há um só Deus:

Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 1 Cor. 8:6 ; Ef. 4:4-6; Gal. 3:20; Isa. 44:6-8; Isa. 45:5,14, 21-22; Mar.12:29; Jo. 17:3; I Tim. 2:5.
Correto: Há um só Deus. Todos nós sabemos disso, há muito tempo. Esse não é o ponto que está sendo discutido.
Que Jesus Cristo é o Filho gerado de Deus:
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16; Sal. 2:7; Atos 13:33; Heb. 1:5, 5:5.
Correto: Jesus Cristo é o Filho de Deus, e Ele mesmo disse isso.
Errado: Jesus Cristo como o Filho de Deus nunca foi "gerado" no sentido literal da palavra, mas num sentido figurado, como os próprios textos citados podem esclarecer.
Senão, vejamos: João 3:16 [além de Jo 1:14, 18] se refere a Cristo como "unigênito", mas a palavra grega do original é monogenhv [monogenês], e esta palavra significa "único", como foi traduzida coerentemente em Luc 7:12, e Luc 9:38 como "único" [filho]. Ora, se nesses textos a palavra "monogenês" foi traduzida corretamente como único, então, nos textos referentes a Cristo deve ser traduzida do mesmo modo. É o que dizem os eruditos que conhecem a língua grega e os manuscritos bíblicos.
Nota: Unigênito = Único gerado.
Certo: Unigênito = Único gerado.
Errado: Este conceito do Dicionário não pode ser aplicado a Cristo, porque Ele é eterno (Mq 5:2; Jo 1:1; Is 9:6). Se Ele é eterno, então não pode ser gerado, em Sua natureza divina, nem do Pai, nem do Espírito Santo. Deus não pode criar um outro ser divino. Isto era o que ensinava a filosofia pagã: um deus gerando outro deus. E é isso que vai acontecer com a doutrina dos dissidentes contra a Trindade, porque eles estão fazendo um Deus maior criar a um deus menor.
Mas se Cristo não pode ser gerado, como entender Heb 1:5, onde diz: "Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?"
Ora, aqui temos uma afirmação muito clara a respeito de Jesus Cristo, como o Filho de Deus. Mas, é um texto onde se levantam algumas dúvidas que devem ser respondidas: A que tempo se refere a palavra "hoje"? E como o eterno Filho de Deus pode ser gerado? Não teria a palavra "gerado" [gennaw gennao] um outro significado, que não consta no Dicionário?
De fato, a palavra "gerado" [gennaw gennao] tem dois significados: um literal, outro figurado. Veja logo em Mat 1:2, etc, onde a palavra "gerado" [gennaw gennao] ocorre no sentido literal. Mas a  declaração de Paulo aos Hebreus [1:5] foi retirada de duas citações do Antigo Testamento, que indicam claramente o sentido figurado:
1. Sal 2:7: "7 ¶ Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei. 8  Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão." Ora, aqui, o salmista aponta para o decreto de Jeová [Senhor], afirmando que havia "gerado hoje o Seu Filho", que de acordo com a interpretação do Novo Testamento, se refere a Cristo. Mas a pergunta é: Quando? A resposta é "hoje", mas quando é hoje? O texto responde que isso acontece quando Deus dá a Seu Filho os reinos deste mundo. Portanto, ser Jesus chamado ou "gerado" Filho acontece quando Ele é coroado Rei.
2. 2Sm 7:13-14. Esta passagem que se refere a Salomão, que foi citada em Heb 1:5, confirma a exata interpretação: "13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino. 14  Eu lhe serei por Pai, e ele me será por filho." Esta indica a sua coroação de Salomão como rei teocrático, e Deus o chama de "filho", em um sentido diferente do modo comum, porque filho do modo genérico eram todos chamados, bastando ser filho de Abraão.
Mas Salomão foi feito filho de um modo especial, querendo significar que ele era "gerado" no sentido de "coroado" rei por Deus. Assim aconteceu com Jesus Cristo. Se isso não fosse verdade, a interpretação literal é de que Salomão seria filho legítimo de Deus e gerado em natureza divina, o que é impossível. Mas, como é óbvio, o termo "gerado" e "filho" são termos figurados tanto para Salomão, como para Cristo.
Assim, fica claro o sentido figurado do texto de Heb 1:5 e Jo 3:16, e correlatos, mas não esqueçamos que logo abaixo, Heb 1:6 diz: "E, novamente, ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: E todos os anjos de Deus o adorem." Ora, Cristo é unigênito, ou Primogênito? Se unigênito significasse "único gerado", literalmente aplicado a Cristo, como quer o oponente, então, ele faz a Bíblia se contradizer porque é impossível alguém ser unigênito e primogênito ao mesmo tempo. Se unigênito significa "único gerado", primogênito significa "o primeiro gerado", "o primeiro nascido entre outros iguais, de mesma natureza". Isso seria dizer que Jesus Cristo foi nascido com natureza divina entre outros igualmente. Mas se Ele é o "único gerado", então, onde estão os outros iguais a Jesus Cristo? Porque Ele é Primogênito! Se você enfatiza o verso 5, porque esquece o verso 6? [Heb 1:5 e 6]. É preciso "examinar todas as coisas"!
Mas também não deve esquecer do verso 8, onde lemos: "mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino." Você pode ver aqui que Jesus Cristo é Deus? Então, [junto com Jo 1:1, Rom 9:5; Tito 2:13; e 1Jo 5:20] Jesus Cristo é Deus. O Pai também é chamado Deus. [Gál 1:1; Col 1:3; 1Tes 1:1; 1Tim 1:2; 2Tim 1:2, etc]. Ora, se Jesus Cristo é Deus; se o Pai é Deus, temos dois Deuses? Não; temos duas Pessoas, mas um só Deus, porque Deus é um só, não existem dois Deuses, Ele é único.
Mas para compreender isso, é preciso entender que a palavra "Deus" é o título da Divindade a Quem nós adoramos, o título do Ser supremo do Universo, assim como rei é o ser supremo de um país, ou como presidente é o título da pessoa mais importante de um país, ou um governador é a pessoa que com mais autoridade governa uma nação. Portanto, Deus é o título, não o nome da Divindade a Quem nós adoramos. O nome é Yahweh, ou mais comumente Jeová, ou Javé, que por sua vez significa "o Eterno".
Mas e o Espírito Santo? Também é chamado Deus. Veja isso em Atos 5:3,4. Então, temos 3 Pessoas e um só Deus. Coerência é uma joia. Temos de examinar todas as coisas, a fim de vermos a revelação da verdade completa. Quem não faz isso, entra no erro.
3. Atos 13:33. Esse texto é interessante porque destrói a interpretação do oponente que a citou. Esse texto faz uma outra aplicação a Cristo, mostrando que o Sal 2:7 se refere à ressurreição de Cristo e não ao Seu nascimento da Divindade, ou Sua geração do Pai. Note: "como Deus a cumpriu [a promessa] plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho; Eu hoje, te gerei." Portanto, ser gerado aqui significa que Jesus Cristo foi ressuscitado.
Pois note também que essa mesma interpretação de Pedro foi confirmada pelo apóstolo Paulo, em Rm 1:4: "foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor."
4. Heb 5:5. Esta é outra citação do oponente, que desfaz o seu próprio argumento, onde lemos: "Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar Sumo Sacerdote, mas o glorificou Aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei." Estas palavras provam que há aqui um sentido figurado, em que ser Jesus Cristo chamado de Filho gerado de Deus significa que Ele foi constituído Sumo Sacerdote, e logo no verso 6 se confirma que é esse o contexto e a explicação do apóstolo, como também todo o capítulo indica.
Portanto, o Sal 2:7 se explica no Novo e Velho Testamentos e se aplica não literalmente, mas figurativamente:
(1) Em 1Sam 7:14, ser filho significa ser coroado [como no caso de Salomão], como é o próprio contexto do Salmo 2, que é uma profecia da coroação de Jesus Cristo. Então, Jesus não foi "gerado" literalmente, mas coroado, profeticamente.
(2) Em Heb 1:5, ser Cristo "gerado" significa a superioridade de Cristo sobre os anjos porque jamais qualquer deles foi constituído "o Filho de Deus". A superioridade de Cristo sobre os anjos significa ser Jesus Cristo Deus e Rei.  
Notemos no contexto o que significa ser o "Filho". Temos em Heb 1:5, a proposição que apresenta a Cristo como o Filho de Deus e nos versos seguintes, temos a prova, a demonstração e o significado do que é ser o Filho de Deus. De acordo com o contexto de Heb 1:
1) Ser o Filho significa ser o Principal como o verso seguinte  indica, na palavra "Primogênito"(v. 6; Col. 1:15,18);
2) Ser o Filho significa ter dignidade para ser adorado (v. 6);
3) Ser o Filho significa ser Deus eterno (v. 8), porque tem igualdade com Deus (Jo 5:18);
4) Ser o Filho significa ter um trono e ser Rei justo e eterno (v. 8);
5) Ser o Filho significa ter caráter santíssimo (v. 9)
6) Ser o Filho significa ser Senhor Criador (v. 10);
7) Ser o Filho significa possuir imutabilidade (v. 10-11)
8) Ser o Filho significa ter dignidade para se assentar no trono de Deus (v. 13).
Assim, o verso 5 inicia e o v.13 termina com o pensamento do seu significado claro: Ser gerado Filho significa ser coroado!
Portanto, ser o Filho de Deus é uma posição de destaque e não uma geração de Deus porque Ele não pode ser gerado por ser Ele mesmo Deus, faz parte da própria Divindade. Ele é o Principal, Ele é Deus, Ele é Senhor Criador, digno de adoração, Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 17:14). Isto é o que significa ser Jesus Cristo o Filho de Deus. E para finalizar o apóstolo afirma que tudo chega ao clímax da coroação de Cristo [assim como foi com Salomão, em 2Sm 7:13-14], com estas palavras: "Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?" Este é o significado. Jamais a Bíblia admite que Jesus Cristo foi gerado literalmente do Pai. Isto aconteceu de modo figurado. Este é o sentido especial da filiação de Jesus Cristo.
(3) Em Atos 13:33, Rom 1:4, ser Filho gerado de Deus significa que Ele passou pela Ressurreição.
(4) Em Heb 5:5, ser Filho gerado de Deus significa ser constituído Sumo Sacerdote.
(5) Em Heb 1:6, Luc 1:35, temos um outro grande significado, que não foi mencionado pelo oponente. Há um outro sentido em que Jesus Cristo é o Filho, e é visto no v. 6 onde temos a Encarnação revelada: "ao introduzir o Primogênito no mundo." [Heb 1:6]. Aqui Jesus Cristo foi o Filho literal e misteriosamente nascido da natureza humana com a interação divina, porque houve a participação de ambas naturezas. Lucas completa o significado de ser Cristo o Filho de Deus de modo mais claro ainda. Disse o anjo a Maria: "Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o Ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus." [Lc 1:35] Isto foi a Encarnação revelada na Trindade, tendo a Sua completa participação. Portanto, Jesus Cristo foi o Filho de Deus na Encarnação. Não foi gerado em Sua natureza divina, não Se originou de uma geração do Pai, mas em Sua natureza humana, foi Filho do Homem e Filho de Deus.  
Quem é o Espírito Santo? Será mesmo uma terceira pessoa? Se é uma pessoa, por que não se assenta no trono com o Pai e o Filho (Apoc. 22:1,3)? Permita que a Bíblia nos responda:
Há dois erros aqui:
1. Que o Espírito Santo não é uma Pessoa.
2. Que o Espírito Santo não Se assenta no trono. 
Vamos responder a esses dois erros, mas peço que repare bem nos argumentos que podem exigir um pensamento mais atento e concentrado, especialmente.  
1. Primeiro erro: Enganou-se o nosso oponente ao dizer que o Espírito Santo não é uma Pessoa. Se Ele não fosse uma Pessoa, como poderia Jesus falar dEle como uma Pessoa? Cristo disse: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco." [Jo 14:16]. Quem diz que devemos "examinar todas as coisas e reter o que é bom", não deve esquecer de examinar mesmo tudo o que há especialmente de bom, que são as palavras de Cristo. Examine comigo o que disse o Mestre:
"Eu rogarei ao Pai..." – aqui temos duas Pessoas: o Pai e o Filho. Mas o Filho promete que rogará ao Pai um outro Consolador: "Ele vos dará outro Consolador..." Aqui temos a Terceira Pessoa, a Pessoa do Espírito Santo. E note a palavra "outro" (allos,v allós). No original essa palavra significa "outro" de igual espécie, enquanto que heteros (eterosv) significa diferente em espécie, natureza, classe ou tipo, como em Mat 5:24. O Espírito Santo é outro (allós) de igual natureza. Portanto, Cristo pedia ao Pai que Ele enviasse um Consolador assim como Cristo já era um Consolador, semelhante a Ele mesmo, de mesma natureza e sendo uma Pessoa. Portanto, o Espírito Santo tem personalidade.
Mas veja que para alguém ser um consolador, ele precisa ter habilidades de uma pessoa: conhecimento da pessoa a quem ele consola, conhecimento do problema que está entristecendo a pessoa a ser consolada, e conhecimento do método de consolação para aquele problema e para aquela espécie de pessoa que será o alvo da consolação. Isto exige a capacidade mental e emocional, bem como o poder de consolar, a fim de ser bem sucedido. Do contrário, se falhar qualquer coisas dessas, não poderia haver um consolador capaz. Portanto, o Espírito Santo é um Consolador eficiente e é uma Pessoa.
E não somente isso, mas anote o fato de que aqui temos não só o fato de que para Espírito Santo é uma Pessoa divina, e é Deus porque somente Deus pode substituir e ser Consolador semelhante a Cristo. Além disso, temos aqui claramente a revelação da Divindade declarada em Três Pessoas: O Filho que intercede; o Pai que ouve a intercessão e faz a Doação; e o Espírito Santo que é enviado da parte do Pai, como o Consolador semelhante a Cristo Consolador nosso.
2. O segundo erro é este: Que o Espírito Santo não Se assenta no trono.  
Cristo está à direita do Pai? Sim (Luc. 22:69; Atos 7:56; Heb. 8:1). Ora, se Cristo está à direita do Pai, quem está à Sua esquerda? É fácil imaginar que é o Espírito Santo quem ocupa o lugar à esquerda do Pai, porque não existe trono com direita, sem esquerda. 
Lemos em Isaías sobre "um alto e sublime trono" e nele estava assentado "o Senhor" (Isa. 6:1). No v. 3, [Isa. 6:3], os serafins cantavam "Santo, santo, santo é o SENHOR [Jeová] dos Exércitos." Para Quem os anjos cantavam 3 vezes? Ora, o Pai é Senhor (Isa. 64:8; Mat. 11:25); Jesus Cristo é Senhor (Rom. 1:4); o Espírito Santo é Senhor (2Cor. 3:17-18).  Se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são os três chamados "Senhor", e o Senhor é que foi visto no trono, então, podemos estar certos de que os Três estavam lá no trono, cada Um dEles recebendo a homenagem de "santo". Santo para o Pai, santo para o Filho e santo para o Espírito Santo. E se vemos que o Espírito Santo estava recebendo o louvor dos serafins, agora O vemos no trono, (Compare Isa. 6:1-8 c/ Atos 28:26-27, a fim de ver que o Senhor que estava lá no trono é o próprio Espírito Santo que falou as palavras a Isaías, e Paulo diz isso em Atos).
É só conferir: O mesmo 'Adônây (v. 1) é Jeová [v. 3] que está "assentado sobre um alto e sublime trono" e falou no v. 8 ("a voz de 'Adônây" que dizia) e é identificado por Paulo como sendo o Espírito Santo que falou em Isa. 6:8 (Atos 28:26-27). Como pode alguém dizer que Ele não está no trono?
Em Apo. 5:6, lemos acerca das 3 Pessoas da Trindade; duas são mencionadas em símbolo: Cristo é o Cordeiro; o Pai é referido como Deus, e o Espírito lá no meio do trono é lembrado como sendo simbolizado pelos 7 Espíritos. Aí está: No meio do trono, vemos em símbolo tanto Cristo como o Espírito Santo, junto ao Pai que está assentado. Portanto, o Espírito Santo estava no trono e era louvado pelos serafins. Como pode alguém dizer que o Espírito Santo não é uma Pessoa e  não estava no trono? Só por cegueira intelectual ou por não "examinar todas as coisas para reter o que é bom."
O Espírito Santo é o Espírito de Deus:
“Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” I Coríntios 2:11; Gen. 1:2; Mat. 3:16; I Jo. 4:2
O Espírito Santo é o Espírito de Cristo:
"E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!" Gal. 4:6
"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele." Rom. 8:9"Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação." Fil. 1:9; Leia também Atos 20:28; I Ped. 1:11.
O Espírito Santo é tanto de Deus como também o é de Cristo. Não há nenhuma dúvida sobre esse ponto, a não ser na mente de uma pessoa que não viu o que disse Cristo sobre as propriedades e posses de Deus. Disse o divino Mestre aos discípulos: "Tudo quanto o Pai tem é meu." E em oração, disse Cristo ao Pai: "Ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas." [Jo 16:15; 17:10]. Logo, o Espírito Santo é de Cristo e do Pai. Tudo o que Um dEles possui é do Outro; Cristo e Deus o Pai possuem ao Espírito Santo e a Si mesmos, e estão unidos entre Si. E os Três são unidos num só Deus, coeternos, onipotentes, onipresentes e oniscientes [Veja a tabela da Trindade abaixo].


Encontramos também o Espírito Santo como sendo derramado (Joel 2:28, Atos 2:17 e 33), assoprado(João 20:22), o dom (Atos 2:38).

Qual seria a intenção dos dissidentes nesse ponto? É esta: se o Espírito Santo é descrito como sendo derramado, soprado ou descido, então, qual é a conclusão mais simplória? Ele não pode ser uma pessoa. Mas se os antitrinitarianos tivessem examinado "todas as coisas" na Bíblia, eles saberiam que uma pessoa pode ser descrita em símbolos, sem deixar de ser uma pessoa.
Satanás é descrito como uma serpente ou um dragão [Ap 12: 9], ou um leão (1Pe 5:8), mas continua sendo uma pessoa. Mas o texto mais clássico para refutar a insinuação acima, é referente ao próprio Cristo: "...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo..." [Rom 13:14]. Ora, se podemos ser revestidos de Cristo e Ele ainda continua sendo a Pessoa divina que é, então, não há nenhum problema com referência ao Espírito Santo que pode ser derramado, soprado, ou um Dom que desceu no Pentecostes, em forma de línguas. E ainda será uma Pessoa.
Quais são as características que distinguem uma pessoa ou um ser pessoal? São elas: Intelecto, vontade e emoções. Muitos textos bíblicos nos mostram que o Espírito Santo tem vontade, intelecto e emoções. Vejamos alguns deles:
1. Ele Contende – Gen. 6:3

2. Ele Ensina – Lucas 12:12
3. Ele Convence – João 16:8
4. Ele Dirige a igreja – Atos 13:2
5. Ele Auxilia e Intercede – Rom. 8:26
6. Ele Inspira – 2Pedro 1:21
7. Ele tem inteligência – I Cor. 2:10 e 11
8. Ele pode ser contristado – Isaías 63:10
9. Ele fala – 2Sam. 23:2; Atos 28:25
10. Ele separa e envia – Atos 13:2,4

O apóstolo Paulo disse: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2Cor. 13:14).
Quando pensamos neste texto como um desafio para termos comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, entendemos que somente se pode ter comunhão com uma pessoa e não com um poder ou com uma força. Então, se somos chamados parar ter comunhão com Espírito Santo, fica claro que Ele é uma Pessoa; do contrário, como se manteria comunhão com alguma coisa que não fosse uma pessoa?
“Não existe distância entre as pessoas da Divindade Triúna. Todas elas são divinas, e assim compartilham seus poderes e qualidades divinas... Na economia da Divindade, a autoridade final recai sobre os três membros. Embora a Divindade não seja apenas uma Pessoa, Deus é um em propósito, mente e caráter. Esta unicidade não oblitera nenhuma destas personalidades distintas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tampouco a existência destas personalidades separadas destrói o conceito monoteísta das Escrituras, de que Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus.” – Nisto Cremos, pág. 31, CPB.
Qual o maior problema que a doutrina da trindade nos traz?
Segundo os teólogos defensores da trindade, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são coeternos e coiguais. Afirmam também que Pai, Filho e Espírito Santo são apenas títulos funcionais. O que nos faz refletir: Logo, para os trinitarianos, quando a Bíblia declara que Deus é Pai de Cristo e que Jesus é o Filho de Deus, na verdade não o é.
Esta afirmação é destituída de verdade e sinceridade, porque todos sabem que os trinitarianos crêem na verdade de que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mas se oponente tivesse pesquisado mais para examinar todas as coisas, saberia que Jesus é "chamado Filho de Deus" (Luc 1:35), sem deixar de o ser. Jesus "foi designado Filho de Deus" (Rom 1:4), sem deixar de o ser. Jesus foi "testificado" como o Filho de Deus (Jo 1:34), sem deixar de o ser. Jesus foi "nomeado" (Heb 5:10) ou "constituído" (Heb 7:28) Sumo Sacerdote, sem deixar de o ser. Jesus Cristo foi constituído "Herdeiro de todas as coisas" (Heb 1:2), intitulado Herdeiro, sem deixar de ser assim. E sem deixar de ser o Dono como Criador que é.
Cristo realmente tem muitos títulos na Bíblia. Mas basta que seja nomeado, chamado, ou constituído, Ele será justamente considerado como está sendo intitulado ou constituído. Se Cristo foi apenas constituído Filho de Deus é porque Ele realmente é assim considerado Filho de Deus, embora a Bíblia ensine que isto é figurativamente. O que Ele não é e não pode ser? Ele não pode ser uma criatura ou geração de Deus Pai, porque o Pai não cria nem gera outro Deus. Ademais, Jesus Cristo sendo Deus, e igual a Deus não precisa ser gerado literalmente. Aliás, Ele é eterno.
A doutrina da Trindade não traz nenhum problema. O problema está na cabeça daqueles que não examinam todas as coisas, não estudam a fundo a Palavra de Deus a fim de descobrir toda a verdade.
A acusação de que para os trinitarianos Jesus Cristo não é Filho de Deus erra porque tem a ideia bitolada e limitada de que Cristo era um Filho literalmente, quando a Bíblia ensina outra coisa. O que a Bíblia ensina sobre a filiação de Cristo? O que significa ser Cristo o Filho de Deus? Já examinamos em páginas acima esse tema, à exaustão. Mas deixemos que o próprio João explique: "Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque ... dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." [Jo 5:18].
Viu só? O que significa ser Jesus Cristo Filho de Deus? Significa que Ele é igual a Deus. Ora, se Cristo é igual a Deus, então, desaparecem as dúvidas quanto à Sua Pessoa e também com respeito à Sua filiação. Cristo foi chamado de Filho para que todos O respeitassem e adorassem como fazem a Deus. Porque são iguais. Nada mais claro. E se são iguais, então, um não pode ter se originado de outro. Seria impossível. Entre as poucas coisas que Deus não pode fazer, certamente Ele não pode também Se procriar.
Mas qual é o problema de quem crê que Jesus Cristo era o Filho de Deus literalmente? Qual é o problema da crença em que Deus gerou literalmente a Cristo de Sua natureza e o trouxe à existência? Qual é o problema de crer que Deus gerou a Cristo? É que os dissidentes não sabem o que fazer com as declarações da Bíblia que afirmam que Jesus Cristo é igual a Deus. Porque fazem a Bíblia se contradizer dizendo que um Deus maior [o Pai] cria ou procria um deus menor [Jesus Cristo], à semelhança da crença pagã, que ensina a proliferação de deuses, um gerando o outro. De acordo com a Bíblia, isso é um absurdo.
Mas também não esqueçamos que além de Cristo ser o Filho de Deus, Ele também  é chamado de Pai. 1- Cristo é Pai da eternidade (Isa 9:6); 2- Cristo é Pai dos filhos de Deus (Heb 2:13); 3- Cristo é Pai dos Seus discípulos (Jo 14:18). Portanto, Ele foi constituído como Filho, mas também foi constituído como Pai. Daí se percebe que a doutrina dos dissidentes antitrinitarianos vai caindo por falta de fundamentos.
Mas qual é o grande problema dos que não creem na Trindade? Eles tem que desfazer da Pessoa de Cristo para que as outras ideias a respeito do Espírito Santo possam se enquadrar no seu esquema, que acaba sendo contraditório, a ponto de muitos dissidentes descambarem para diferentes doutrinas referentes à Divindade, contradizendo-se eles dentro de seus círculos, cada um querendo ser mais sábio que o outro. Mas no final de tudo, eles vão pedir os seus dízimos para poder sustentar as heresias e as famílias. 
A passagem seguinte posta como outra objeção contra a doutrina da Trindade é esta:
"Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. I João 1:3."
Esse texto foi citado para insinuar que não temos comunhão com alguma Pessoa chamada Espírito Santo. Mas esta passagem deve ser colocada em paralelo com esta de 2Cor. 13:13: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós." Portanto, se vamos falar de comunhão com o Pai e com o Filho, não esqueça da comunhão do Espírito Santo. Ficou claro que aqui está novamente a revelação da Trindade?


PAI
FILHO
E. SANTO
1. É Deus
Isa. 40:28;
Êxo. 20:2 e outros.
Rom. 9:5;
S. João 1:1;
Atos 5:3 e 4 ú.p.;
2. É eterno
Gên. 21:23;
Sal. 90:2.
Miq. 5:2; Isa.9:6.
Heb. 9:14.
3. É Criador
Isa. 42:5;
Atos 17:24.
João 1:3;
Heb. 1:10.
Gên. 1:2; Sal. 104:30; Jó 33:4.
4. É Onisciente
Prov. 15:3;
Sal. 33:13.
S. Mat. 9:4;
S. João 2:25.
I Cor. 2:10, 11;
Isa. 40:13, 14;
5. É Onipotente
Gên. 28:3;
Apoc. 1:8.
S. Mat. 28:18.
Salmo 139.
6. É Onipresente
Sal. 139:1, 8.
S. Mat. 18:20;
S. Mat. 28:20.
Sal. 139:7-10. 
7. É Senhor
Sal. 86:12;
Ezeq. 13:20.27.
S. Mat. 14:22;
S. Mar. 16:19.
II Cor. 3:17, 18.
8. É Recriador
Isa. 65:17.
II Cor. 5:17.
S. João 3:6.
9. Tem Mente
Rom. 11:34.
I Cor. 2:16.
Rom. 8:27.
10. É Jeová
Isa. 40:28, etc.
Sal. 23:1- João 10:10
Êxo. 3:14-João 8:58
Atos 28:25 com
Isa. 6:3, 9,10.
11. É Santo
Isa. 6:3; 5:16;
Apoc. 4:8.
Atos 3:14;
S. Luc. 1:35.
II Cor. 13:13, e inúmeros.
12. É a Verdade
Jer. 10:10;
Zac. 8:8.
S. João 14:6.
I S. João 5:6 ú.p.;
S. João 16:13.
13. Revela
Dan. 2:28.
S. Mat. 11:27;
S. João 1:28.
I Cor. 2:10;
Efés. 3:5.
14. É Presciente
Isa. 46:10.
S. Mat. 24:5-41;
S. Luc. 22:31.
Atos 1:16; Heb. 9:8;
II S. Ped. 1:21.
Pai, Filho, Espírito Santo – coiguais, coeternos, Todo-poderosos
Será que está claro que não devemos citar apenas os textos que nos convém, e esconder os que falam contra nossa doutrina errônea? Que não devemos torcer aquilo que está revelado? Examinai tudo, retenha o que é bom.
Enfim, chegamos à mesma conclusão: Examinai tudo, retenha o que é bom. I Tess. 5:21

Autor das respostas em cor azul:
Pr. Roberto Biagini
Mestrado em Teologia
Data: 18/10/2012



Um comentário:

  1. Ola Pr. Eleazar. Sou o reginaldo, reformista do grupo "Raciocinando as Escrituras". Vim lhe parabenizar por esse blog de altíssima qualidade teológica. Pr. Biagini é muito querido por mim. Nao conhecia essa resposta dele.

    ResponderExcluir