terça-feira, 17 de março de 2015

JESUS: O PRIMOGÊNITO, PROTOTOKOS



1 –          Em Col. 1:15 Jesus é apresentado como o primogênito. Se Ele é o primogênito, então Ele teve um início; logo, houve um tempo em que Ele não era. Isto eqüivale a dizer que Jesus é uma criatura.

Paulo chama a Cristo de primogênito de toda a criatura. Como resolveremos este problema? O que queria Paulo dizer coma expressão “primogênito”?

A palavra grega é prototokos. É uma palavra composta protos (primeiro), e tiktw (gerar, nascer). Como Prototokos vem do protos e tiktw, literalmente prototokos significa “primogênito”.

Quando estudamos monogenes, vimos que houve um erro de tradução, mas aqui a tradução de prototokos está certa.

2 -           Exemplos de prototokos no V. T.
a) Gên. 25:25 – Esaú, o primogênito.
b) Núm. 18:15 – Primogênito é aquele que abre a madre.

3 -           A palavra prototokos  é aplicada 7 vezes a Jesus no N.T.
a) Mat. 1:25
b) Luc. 2:7

Estas duas passagens não tem nenhuma implicação teológica, mas as 5 seguintes tem implicação teológica em relação à Sua preexistência.
c) Rom. 8:29.
d) Col. 1:15.
e) Col. 1:18.
f) Heb. 1:6.
g) Apoc. 1:5.
A palavra está traduzida corretamente. Mas por certo deverá significar mais do que isto, pois, do contrário Jesus Cristo é uma criatura. Como resolver o problema?

4 – Conceito de “primogênito” aos hebreus.
O que significava “primogênito” aos hebreus, nos tempos patriarcais? O primogênito tinha privilégios e deveres especiais que os outros filhos não tinham. ( 1 ) O primogênito recebia uma herança maior (dobro), porque ele era considerado o provedor da família, caso o pai morresse. Além disso, ele devia prover os animais para os sacrifícios por ser também o líder espiritual. ( 2 ) Rubem foi privado de seus privilégios devido ao seu pecado (Gên. 49), e ( 3 ) na morte de Jacó os privilégios foram repartidos especialmente para Judá (trono, cetro – Gên. 49:10), e para Levi (líder espiritual – Núm. 17:1-9). Daí para frente esperava-se no Messias que iria catalisar ou centralizar ambos os privilégios. ( 4 ) Jesus Cristo é o profeta, rei, sacerdote, no N. T. – todas as prerrogativas são reunidas numa pessoa, Cristo (Messias).

5 – Na maioria das passagens, como já vimos, prototokos é usado no sentido cronológico ou no tempo. Entretanto, há outras passagens em que prototokos é usado não no sentido cronológico, mas de outra maneira. Exemplos:

a) Sal.  89:20-27 – Davi é chamado de primogênito. Foi ele o primogênito?
I Sam. 16:10-12 – Davi foi o caçula. Notamos aqui a palavra prototokos é usada para alguém que não é o primogênito. Aqui a palavra prototokos é usada como um título, indicando que aqui estava alguém que tinha o status e dignidade que todos deviam reconhecer. Ele tinha recebido o privilégio de primogênito, e ninguém poderia disputá-lo. Davi não era o primogênito no tempo (cronologicamente), mas na situação ou posição.

b)   Êx.  4:21-22 – Jacó é chamado de primogênito.
Gên. 25:25-26 – Declara que Jacó era o segundo filho. Está claro que Jacó foi chamado de prototokos embora não fosse, o primogênito cronologicamente. Logo, ele foi chamado de prototokos, não porque havia nascido primeiro, mas, porque Jacó havia recebido os privilégios do primogênito. Aqui prototokos não é usado cronologicamente.

c) Jer. 31:9 – Efraim é chamado de prototokos.
Gên. 41:50-52 – Efraim é o 2º filho, entretanto, ele é chamado de prototokos (primogêntito).
Conclusão: o que estas passagens estão focalizando é o fato de que aqui está alguém que tem o status, dignidade, prerrogativas, autoridade, que pertencem ao prototokos (primogênito).

6 - Apliquemos este significado a Jesus.
Col. 1:15 então não significa que Jesus teve um começo e foi a primeira criatura, mas, prototokos quer dizer que aqui está alguém que merece ser considerado o primogênito, Jesus Cristo, tem o status, a dignidade, a autoridade, os privilégios, as prerrogativas do primogênito (prototokos), privilégios estes que estão acima de qualquer ser humano ou criatura no céu e na terra.
Jesus é dito ser o primogênito dos mortos, isto quer dizer que Ele tem o status e dignidade acima de qualquer criatura.
Prototokos, no conceito hebraico, significa que Sua autoridade, dignidade é superior à qualquer um. Ele tem o status do primogênito.

7 – Os Comentários:

a) DAS B. C. 7:191 sobre Col. 1:15 – “Parece melhor portanto, considerar protokos como uma expressão figurada descrevendo Jesus Cristo como o primeiro em hierarquia, figura esta que é emprestada da dignidade e posição ocupada pelo primogênito numa família humana, ou, mais precisamente, o primogênito numa família real.
A posição de Cristo é singular, autoritativa, e absoluta. A Ele foram conferidas todas as prerrogativas e autoridade no céu e na terra. Paulo dá ênfase à posição de Cristo porque ele está procurando refutar ao argumento dos falsos mestres, que declaravam que Cristo havia sido criado, o que negavam-Lhe  Sua supremacia.  B. C. 7:191.
b) International Critical Commentary, comenta Col. 1:18.
“Prototokos” sugere que outros nekroi o seguem. Ele não foi o primeiro no tempo (cronologicamente). Ele foi o primeiro que tornou possível a outros o seguirem. Ele foi o Principal, e o Primeiro Exemplo, e a Sua ressurreição é o Seu título para liderar a Igreja.”
International Critical Commentary, comentando Heb. 1:6:
“Deus não pode exigir que se adore alguém que é uma criatura, ou que teve um começo, porque culto ou adoração é tributado apenas para a Trindade (Deus).

( 1 ) – Rom. 1:25 – declara que a adoração de criaturas transforma a verdade em mentira. Somente o Criador pode ser adorado.
( 2 ) – Por ocasião da encarnação os anjos adoraram o Filho de Deus feito carne.
( 3 ) – Cristo é chamado de prototokos no sentido: ( 1 ) equivalente ao herdeiro, o primogênito, líder da casa de Deus e de Sua família;  ( 2 ) Ele precede aos outros irmãos que são feitos filhos de Deus por adoção.


43 comentários:

  1. Meu querido Eleazar Domini eu não sou Adventista do sétimo dia, Mas quero dar glórias a Deus pela sua vida, pois eu nunca vi um estudo tão esclarecedor quanto o seu. Estou realizando um trabalho a respeito desse tema, e estou muito feliz em ter encontrado o seu Blog, esclareceu todas as minhas duvidas. Espero que outras pessoas possam também ser beneficiadas através do seu estudo, e que você continue com esse belo trabalho. Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo (a), eu é quem agradeço pelas palavras. Nós Adventistas cremos na doutrina da Trindade, mas, recentemente alguns indivíduos (de maneira bem isolada) tem se levantado em nosso meio contra esta doutrina. Daí minha motivação para criar o site.
      Um pedido: independente do credo, divulgue este site, para que mais pessoas tenham acesso e possam esclarecer suas dúvidas.

      Excluir
  2. Amém meu querido, com certeza divulgarei sim o seu site, eu não me identifiquei acima porque eu não tenho nenhuma conta, nem no google, nem qualquer outra conta, mas meu nome é Israel, e mais uma vez deixo a minha gratidão e satisfação por ter me ajudado. Deus te abençoe. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Israel, você não sabe como suas palavras me motivam. Eu realmente me sinto motivado a continuar. Pessoas como você, cristão, sincero, dedicado ao serviço do Senhor é que me dão ânimo a prosseguir.
    Infelizmente, o inimigo tem levantado muitos para falar contra a Divindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Sentir que era meu dever falar. Permanecer calado é uma forma de compactuar com o mal. Estou com um novo propósito: os chamados antitrinitarianos tem divulgado suas ideias diabólicas também através de vídeos; eu vou pegar todos (ou a maioria) os artigos publicados em meu blog e fazer palestras baseados neles. Acho que assim teremos maior divulgação e faremos um trabalho mais eficiente.
    Continue orando por nós. Deus o abençoe muito, meu irmão. Já tenho orado por você. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. SIM.....COM TODA CERTEZA YHWH É O SENHOR JEOVÁ.......E O DEUS EMANUEL É JESUS CRISTO. Portanto, JESUS É O DEUS JEOVÁ!

    Não existem 2 deuses no Céu!

    SAULO DE TARSO DESCOBRIU QUE JEOVÁ ERA O MESMO "SENHOR" (Kúriós / Adonay) JESUS.
    .
    ....E Saulo caidno ao chão perguntou: QUEM ÉS TÚ SENHOR? (O ÚNICO SENHOR DE SAULO ERA JEOVÁ DEUS).

    E a Voz do céu lhe respondeu: "EU SOU JESUS" (Iesous - Yeshua - Jesus - Cristo) ...A Bíblia prova no Velho e Novo Testamentos, que DEUS JEOVÁ SE FEZ CARNE........ELE É JESUS - O DEUS CONSCO - EMANU(EL) Deus dentro de um corpo humano.

    ** Este texto de Atos dos apóstolos, mostrando a CONVERSÃO DE SAULO, ao cristianismo, NÃO DEIXA DÚVIDAS DE QUE JEOVÁ DEUS É O SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

    Nem é necessários demais DISCUSSÕES. Saulo só mudaria de vida, com algo SOBRENATURAL. E o que é mais sobrenatural, do que um fariseu, filósofo, acostumado com a cultura GREGA, HEBRAICA E ROMANA, as quais acreditavam na "TEOGONIA DOS DEUSES" (a origem dos deuses da mitologia grega)...

    E de repente, ver com os seus próprios olhos que, DIFERENTE DA MITOLOGIA GREGA, EXISTE SIM, UM DEUS VIVO QUE SE FEZ CARNE!

    NÃO ERA UMA LENDA....UMA FÁBULA......SAULO VIU JESUS......E COMPROVOU QUE ELE É O DEUS JEOVÁ!!!

    SAULO SE CONVERTEU AO DEUS VIVO.............NÃO A UMA ESTÁTUA FEITA POR MÃOS HUMANAS.....MAS, AO DEUS VIVO - JESUS - ELE É JEOVÁ = PAI, FILHOS, ESPÍRITO SANTO.
    .
    .

    ** JUNIOR OMNI - 2015

    ResponderExcluir
  5. Olá, Eleazar. Gostaria de tirar uma dúvida contigo.

    Em Colossenses 1:15, o significado da palavra "primogênito" poderia ser "o ser mais importante"?

    Muito obrigado.

    Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, obrigado por sua pergunta. Sim e não. O significado da palavra, isto é, a tradução literal da mesma, não tem esse significado. Mas a ideia que ela transmite, como foi explanado no artigo é exatamente esta. Ou seja, não é errado dizer que o termo "primogênito" neste contexto em que se refere a Cristo possa ser traduzido ou interpretado como "o ser mais importante". Seu pensamento está correto.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Irmão Eleazar. Agradeço mais uma vez ao irmão por ter respondido minha pergunta anterior.

    Gostaria de compartilhar com o irmão o seguinte raciocínio:

    Colossenses 1:17 afirma que o primogênito de toda a criação existe antes de todas as coisas que existem nos céus e a na terra (verso 16). Logo, esse texto está mencionando Jesus em um corpo glorificado, em seu estado antes da encarnação.

    O irmão afirmou que é possível entender a palavra “primogênito” como “o ser mais importante”. Mas, veja como o verso 15 seria traduzido:

    “O qual é a imagem do Deus invisível, o ser mais importante de toda a criação”.

    Para que o Filho seja o ser mais importante de toda a criação, Ele precisa ser um ser criado, fazendo parte de toda a criação para que possa ser comparado com os demais membros do grupo.

    Vamos supor as seguintes frases apenas como exemplos:

    “O leão é o ser mais importante de todos os animais”.

    Para que o leão seja o ser mais importante de todos os animais, ele também deve ser um animal para que possa ser comparado com os outros.

    “Ronaldo é o ser mais importante de toda a turma”. Para ser o ser mais importante de toda a turma, Ronaldo necessita ser alguém que faz parte de toda a turma para que possa ser comparado com os demais membros do grupo. Em comparação com os outros, ele é o mais importante de toda a turma.

    Logo, de toda a criação, Jesus seria o ser criado mais importante.

    Tal raciocínio está baseado no significado de “primogênito” como sendo “o ser mais importante”.

    Qual a sua opinião sobre o raciocínio acima?

    Fique com Deus.

    Carlos.

    ResponderExcluir
  8. Pelo seu último comentário, parece que o irmão não tem tanta dúvida assim. Parece que você tem mais certezas que dúvidas. Penso que o artigo acima explica bem a questão.
    Lembro também ao irmão que minha resposta se inicia assim: "SIM e NÃO. O significado da palavra, isto é, a tradução literal da mesma, não tem esse significado." Entretanto, ele pode ser entendido dessa forma sim. Como entender a questão de Cristo ser o mais importante da criação, o artigo explicou bem, mas, caso tenha passado despercebido, leia novamente principalmente as partes em maiúsculo:

    Sal. 89:20-27 – Davi é chamado de primogênito. Foi ele o primogênito?I Sam. 16:10-12 – Davi foi o caçula.
    Êx. 4:21-22 – Jacó é chamado de primogênito.
    Gên. 25:25-26 – Declara que Jacó era o segundo filho.
    Jer. 31:9 – Efraim é chamado de prototokos.
    Gên. 41:50-52 – Efraim é o 2º filho.

    CONCLUSÃO: O QUE ESTAS PASSAGENS ESTÃO FOCALIZANDO É O FATO DE QUE AQUI ESTÁ ALGUÉM QUE TEM O STATUS, DIGNIDADE, PRERROGATIVAS, AUTORIDADE, QUE PERTENCEM AO PROTOTOKOS (PRIMOGÊNITO).

    COL. 1:15 ENTÃO NÃO SIGNIFICA QUE JESUS TEVE UM COMEÇO E FOI A PRIMEIRA CRIATURA, MAS, PROTOTOKOS QUER DIZER QUE AQUI ESTÁ ALGUÉM QUE MERECE SER CONSIDERADO O PRIMOGÊNITO, JESUS CRISTO, TEM O STATUS, A DIGNIDADE, A AUTORIDADE, OS PRIVILÉGIOS, AS PRERROGATIVAS DO PRIMOGÊNITO (PROTOTOKOS), PRIVILÉGIOS ESTES QUE ESTÃO ACIMA DE QUALQUER SER HUMANO OU CRIATURA NO CÉU E NA TERRA.
    JESUS É DITO SER O PRIMOGÊNITO DOS MORTOS, ISTO QUER DIZER QUE ELE TEM O STATUS E DIGNIDADE ACIMA DE QUALQUER CRIATURA.
    PROTOTOKOS, NO CONCEITO HEBRAICO, SIGNIFICA QUE SUA AUTORIDADE, DIGNIDADE É SUPERIOR À QUALQUER UM. ELE TEM O STATUS DO PRIMOGÊNITO.


    Sobre Col. 1:15 – “Parece melhor portanto, considerar protokos como uma expressão figurada descrevendo Jesus Cristo como o primeiro em hierarquia, figura esta que é emprestada da dignidade e posição ocupada pelo primogênito numa família humana, ou, mais precisamente, o primogênito numa família real.
    A posição de Cristo é singular, autoritativa, e absoluta. A Ele foram conferidas todas as prerrogativas e autoridade no céu e na terra. Paulo dá ênfase à posição de Cristo porque ele está procurando refutar ao argumento dos falsos mestres, que declaravam que Cristo havia sido criado, o que negavam-Lhe Sua supremacia. B. C. 7:191.
    International Critical Commentary, comenta Col. 1:18.
    “Prototokos” sugere que outros nekroi o seguem. Ele não foi o primeiro no tempo (cronologicamente). Ele foi o primeiro que tornou possível a outros o seguirem. Ele foi o Principal, e o Primeiro Exemplo, e a Sua ressurreição é o Seu título para liderar a Igreja.”
    International Critical Commentary, comentando Heb. 1:6:

    “DEUS NÃO PODE EXIGIR QUE SE ADORE ALGUÉM QUE É UMA CRIATURA, OU QUE TEVE UM COMEÇO, PORQUE CULTO OU ADORAÇÃO É TRIBUTADO APENAS PARA A TRINDADE (DEUS).
    ( 1 ) – ROM. 1:25 – DECLARA QUE A ADORAÇÃO DE CRIATURAS TRANSFORMA A VERDADE EM MENTIRA. SOMENTE O CRIADOR PODE SER ADORADO.
    ( 2 ) – POR OCASIÃO DA ENCARNAÇÃO OS ANJOS ADORARAM O FILHO DE DEUS FEITO CARNE.
    ( 3 ) – CRISTO É CHAMADO DE PROTOTOKOS NO SENTIDO: ( 1 ) EQUIVALENTE AO HERDEIRO, O PRIMOGÊNITO, LÍDER DA CASA DE DEUS E DE SUA FAMÍLIA; ( 2 ) ELE PRECEDE AOS OUTROS IRMÃOS QUE SÃO FEITOS FILHOS DE DEUS POR ADOÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Espero que o irmão tenha entendido a questão. Ser o mais importante de toda a criação é uma coisa, ser o ser criado mais importante é outra. O raciocínio bíblico é o primeiro: Ele é o ser mais importante que tudo que existe no universo, pois, TUDO FOI FEITO POR ELE (então Ele é criador e não criatura) E SEM ELE NADA DO QUE FOI FEITO SE FEZ. O seu raciocínio é: Ele é o mais importante ser criado de toda a criação. Mais não é isto que o texto diz. Percebe a diferença???
      Seguindo seu raciocínio de metáforas:

      Imagine um grupo caminhando pelas avenidas de Brasília e vendo aquelas grandes obras de arquitetura. De repente alguém faz o seguinte comentário: "O mais importante de tudo isso que vocês estão vendo, a obra-prima, chama-se Oscar Niemeyer". Ele não é uma obra de arquitetura. O que a pessoa quis dizer? Que ele é o criador, o idealizador, o mais importante de tudo aquilo, pois nada existiria sem a mente dele.

      É isso que a Bíblia está dizendo de Jesus ao afirmar ser Ele o mais importante e não como a metáfora do leão...

      Um pouco mais:

      Qual o texto da bíblia que permite adoração a uma criatura?? Poderia me mostrar? Não é pecado adorar a criatura? Quando João se ajoelha aos pés do anjo o que acontece??
      Se Jesus é criatura e não criador me explique porque temos que adorá-lo e não somente nós mas os anjos.
      Isso é dicotomia: A bíblia diz que só pode adorar ao criador, mas, segundo seu raciocínio, tem uma criatura que pode ser adorada... Quem está certo?

      Excluir
    3. Olá, irmão Eleazar.

      Sobre essa questão da expressão "o primogênito de toda a criação":

      Eu entendo que o ser mais importante de um grupo faz parte desse grupo. Se não fizesse parte, Ele não poderia ser o mais importante.

      Como o grupo é toda a criação, Jesus faz parte da criação.

      Veja o caso de "O Primogênito dentre os mortos" ou "Primogênito dos mortos". Dentre todos os mortos, Jesus foi o mais importante. Ele fez parte do grupo dos mortos.

      As Escrituras dizem que "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez". Porém, Paulo também comenta algo parecido com isso e afirma que "todas as coisas que há nos céus e na terra" foram feitas por intermédio do Primogênito. Quando digo que o Filho começou a existir estou comentando que isso ocorreu antes da criação de todas as coisas que há NOS céus e na terra. Jesus existe antes dos céus e da terra (Colossenses 1:17). O termo "toda a criação" de Colossenses 1:15 incluiria o Primogênito e todas as coisas que há nos céus e na terra.

      O irmão deve saber que a palavra grega que foi utilizada para "adoração" é "proskuneo"que significa "prestar homenagem" e que consiste em reconhecer o outro como seu superior. Muitos no passado faziam isso com outras pessoas. Reis eram reverenciados como uma atitude de reconhecimento de superioridade.

      Na Septuaginta, Moisés adorou o seu sogro (Êxodo 18:7), o profeta Natã "adorou" o rei Davi em 1Reis 1:23.

      No caso do anjo, ele não permitiu que João o adorasse ou prestasse homenagem a ele porque ambos eram iguais em hierarquia.

      "E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus." Apocalipse 22:9.

      O anjo era um conservo de João. O anjo quis dizer que ambos eram servos de Deus. João não deveria considerar o anjo como seu superior.

      Como afirmei, a palavra não tem sentido de culto, mas de "prestar homenagem". Se tivesse sentido de culto, então Jesus teria ordenado seus servos a cultuarem outras pessoas no seguinte verso:

      "Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e ADOREM prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo." Apocalipse 3:9.

      Jesus estaria incentivando pessoas a idolatrar outras pessoas?

      Com essa questão da adoração a Jesus, eu indico dois estudos sobre isso:

      http://www.unitarismobiblico.com/1/?p=497

      http://www.unitarismobiblico.com/1/?p=499

      http://files.diogenestraducoes.webnode.com.br/200002418-64ccb65c69/A%20Adorac%C3%A3o%20a%20Jesus%20no%20Novo%20Testamento.pdf

      Uma outra pergunta eu gostaria de fazer:

      João havia escutado as seguintes palavras:

      "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos IDÓLATRAS e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 22:8.

      Será que João depois de ter escutado essas palavras teria coragem de cometer um ato de idolatria? Eu creio que não. João não fez isso. É a interpretação de "adoração" segundo a doutrina da Trindade que transforma João em um idólatra naquele momento. Mas, repito: a palavra "adorar" de Apocalipse 22:9 é a mesma de Apocalipse 3:9. Se João tentou cultuar o anjo por causa dessa palavra, então Jesus incentivou pessoas a idolatrar outras pessoas.

      Que Deus o abençoe.

      Até mais.

      Carlos.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Irmão Carlos, como seu último comentário veio recheado de materiais de outros site, me dou ao direito de não publicá-los na próxima vez.
      É uma pena que você tenha uma visão tão limitada a ponto de achar que Jesus tem que ser criatura para ser o mais importante... Mesmo eu tendo sido bastante claro.

      UMA PERGUNTA: VOCÊ CRÊ EM ELLEN WHITE?

      Mas achei interessante o a sua abordagem quanto a palavra "proskuneo". Pelo que conheço da palavra ela significa, entre outros, adorar, prostrar-se em adoração.
      No caso de João seu argumento é no mínimo ilógico: Qual é o pecado de prestar homenagem a quem é do mesmo nível hierárquico??? Em outras palavras, se o nível for superior, pode se prestar homenagem e não ser pecado, se o nível for o mesmo ou inferior aí é pecado prestar homenagem... Neste caso, você disse que o nível do anjo era inferior ao de Jetro e o de Natan. Que absurdo. Pode-se prestar homenagem a Natan, a Jetro, mas a um anjo que nunca pecou não... não pode porque aí é pecado. Tenha paciência. Contrário a sua fala o texto diz: "E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o ADORAR." (Apocalipse 22 : 8). Ele não foi apenas prestar homenagem...
      Quanto ao texto de apocalipse 3:9, vou reprisar o que diz o Comentário Bíblico Adventista:
      "A seqüência do pensamento: "venham, prostrem-se, reconheçam", parece indicar mais o triunfo final e público dos cristãos da antiga Filadelfia sobre seus opositores judeus. Que os cristãos, como os vencedores pagãos, regozijassem-se pela perspectiva de que seus acusadores finalmente ficariam prostrados a seus pés, não parece refletir o espírito do verdadeiro cristianismo. Estas palavras podem referir-se melhor à conversação de alguns dos judeus da Filadelfia (cf. 1 Cor. 14: 24-25), quem aprenderia o amor de Deus por experiência pessoal. Esse crescimento
      em paróquia poderia provir da "porta aberta" do Apoc. 3: 8 e da lealdade da igreja "palavra" de Cristo. Esta lealdade freqüentemente levou a convicção até aos corações dos mesmos perseguidores.
      Esta expressão aplicada ao período da história da igreja correspondente a Filadelfia, pode considerar-se que se refere aos que não acompanham o avanço da verdade e se opõem aos que o fazem. Entendida desta maneira pode referir-se a um tempo quando os que rejeitaram a verdade confessarão seu engano publicamente (CS 713).
      A frase "venham e se prostrem a seus pés" é da ISA. 60: 14 (LXX) (cf. cap. 49: 23). Assim como os estrangeiros viriam ao Israel literal da antigüidade para aprender de Deus (ver T. IV, pp. 28-32), assim também os que não eram cristãos viriam à luz do Evangelho para achar a salvação (ver T. IV, pp. 37-38).
      Apoc. 3: 9 também tem sido aplicado aos que persistem em sua oposição à verdade, particularmente ao tempo quando as circunstâncias os obrigarão, embora sejam impenitentes, a reconhecer que os que se mantiveram leais à verdade são certamente o povo de Deus. Não há nada que exclua a possibilidade de que a declaração deste versículo possa incluir os
      opositores da verdade já arrependidos e também aos que não querem arrepender-se. Um grupo expressaria esse reconhecimento com sinceridade; o outro, só porque as circunstâncias o obrigam a fazê-lo. Amei-te. Estas palavras são tomadas provavelmente da ISA. 43: 04.

      Seu argumento é completamente destruído quando comparamos o texto de Hebreus 1:6 e Mateus 4:10. Assim como os Testemunhas de Jeová você também cai numa triste dicotomia de tradução. Em Hebreus 1:6 a tradução tem que ser prestar homenagem porque refere-se a Cristo. Mas quando Jesus diz a satanás: "Só ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás", nunca vi uma tradução "Só ao Senhor teu Deus prestarás homenagem e só Ele servirás"...
      Se a palavra é adorar para um, tem que ser para o outro, se é prestar homenagem para um, também tem que ser para o outro. Isso é parcialidade...

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ok, irmão! Respeito sua posição. É uma pena que meu comentário não foi publicado. Já que meus comentários são tão ilógicos e que também concordam com os sites que coloquei, não vejo motivo do irmão não querer colocá-los aqui. Qual é o problema? Eles não são facilmente refutáveis? Mas tudo bem. Para mim, o mais ilógico é acreditar que João tentou idolatrar o anjo mesmo depois de ter ouvido que os idólatras terão sua parte no lago de fogo. Que Deus o abençoe, Eleazar.

    Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ME DÁ UMA TRADUÇÃO EXATA DE HEBREUS 1:6 E MATEUS 4:10.

      E VOCÊ NÃO ME RESPONDEU: CRÊ EM ELLEN WHITE:

      Excluir
    2. Irmão, não creio em Ellen White.

      Sobre Hebreus 1:6

      Temos o exemplo da Almeida Corrigida e Revisada Fiel:

      "E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem."

      E temos outras versos que traduziram da seguinte forma:

      “mostraram-lhe reverência” The New American Bible, Edição Saint Joseph (1970).
      “prostraram-se diante dele” The Jerusalem Bible, Ed. ingl. (1966), Alexander Jones, editor geral.
      “prostraram-se-lhe aos pés” Novo Testamento (1955), José Basílio Pereira.
      "prostrem-se diante dele" Tradução Ecumênica da Biblia- Edições Loyola

      Mateus 4:10

      "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás."

      Jesus, Aquele que foi ungido por Jeová (Isaías 61:1-2) está citando Deuteronômio 6:13, onde é afirmado que a Jeová adorarás e somente a Ele servirás (prestarás culto).

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Só faltou colocar a versão horrível da Novo Mundo...
      Ué, mas não é a mesma palavra EM GREGO??? Por que hora se traduz de um jeito e hora de outro??? Não entendi. Isso é ser bastante tendencioso... É como dizer que doar sangue é a mesma coisa de comer sangue... O texto proíbe comer sangue e os TJ dizem que não pode nem doar...

      Tenho uma pergunta que ficou no ar: JETRO E NATAN SÃO HIERARQUICAMENTE INFERIORES AO ANJO QUE FALOU COM JOÃO? SIM OU NÃO?

      Excluir
    6. Irmão Eleazar, você colocou uma explicação do comentário bíblico adventista sobre Apocalipse 3:9. Mas, não ficou claro para mim. Gostaria que você explicasse com suas palavras.

      "Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e ADOREM prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo." Apocalipse 3:9.

      Se a palavra "adorar" tem o sentido de "prestar culto", então Jesus faria pessoas cultuar outras pessoas? Gostaria de uma explicação clara do irmão.

      Excluir
    7. Amigo, como pastor da igreja Adventista, estas são exatamente as minha palavras. É muito claro, pena você não ter entendido. Aconselho ler uma segunda vez, quem sabe uma terceira. Agora não é mais questão de tradução e sim de interpretação de texto.

      Quanto a palavra "proskuneu" eu não disse que ela só significa adorar. Eu refutei a sua ideia de que a palavra só significasse prestar homenagem. Leia outra vez meus comentários: "pena é o irmão desconhecer a língua grega e falar daquilo que não conhece como se fosse a mais pura verdade ao afirmar que "proskuneo" significa APENAS prestar homenagem"... Outro comentário lá em cima diz: "Mas achei interessante o a sua abordagem quanto a palavra "proskuneo". Pelo que conheço da palavra ela significa, ENTRE OUTROS, adorar, prostrar-se em adoração."
      Quando usado com humanos o significado é claro: é reverenciar pela autoridade que o outro tem. São os casos que você citou, por exemplo: Jetro e Natan.
      Quando a palavra é usada com a Divindade o significado também é claro: ADORAR. E não pode ser outro. Ninguém presta homenagem a Deus. Deus se adora. É o caso de Jesus. Ele é Deus Eterno. Como diz o verso: "No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o VERBO ERA DEUS." Então, quando esta palavra esta associada a Jesus ou a qualquer outra pessoa da Divindade, o significado é claro: ADORAR.

      Excluir
    8. Certo, muito obrigado por sua resposta. Agora entendi a sua compreensão sobre o assunto.

      Vou revisar melhor alguns conceitos que possuo e manter outros.

      Estou saindo, que Deus o abençoe.

      Carlos.

      Excluir
    9. Amém, Deus o abençoe também. Obrigado por sua participação em nosso site. Desculpe pela demora na última resposta, é que tive que dar uma saidinha... Quando quiser, pode perguntar. Se preferir perguntar por e-mail, meu e-mail é: eleazardomini@hotmail.com
      Fica com Deus.

      Excluir
    10. Apenas para acrescentar algo sobre a palavra "proskuneo", o dicionário bíblico de Strong apresenta os seguintes significados:

      1) beijar a mão de alguém, em sinal de reverência
      2) entre os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma
      expressão de profunda reverência
      3) no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja
      para expressar respeito ou para suplicar
      3a) usado para reverência a pessoas e seres de posição superior
      3a1) aos sumo sacerdotes judeus
      3a2) a Deus
      3a3) a Cristo
      3a4) a seres celestes
      3a5) a demônios

      Excluir
    11. Me perdoe também, se no arfam de defender um ponto de vista, fui um tanto intransigente e até grosseiro. Não gostaria que isso acontecesse ou transparecesse isso. Deus o abençoe.

      Excluir
    12. Peço desculpas também caso tenha causado algum incômodo para o irmão. Esse não era o meu objetivo. Meu objetivo é sempre querer aprender mais e se preciso renunciar algum pensamento farei isso caso perceba que ele esteja errado. Muito obrigado pela conversa. Fique com Deus.

      Carlos.

      Excluir
    13. Muito bom o dicionário de Strong. Tenho ele. Tenho mais 13 Lexicons da Língua grega aqui. Infelizmente todos são em Inglês, mas pelo seu conhecimento e a maneira como escreve (estou sendo sincero - é que as palavras não tem emoção e posso ser mal interpretado) creio que conseguirá ler sem problemas. Pesquisei em todos eles e as definições são basicamente as mesmas. Vou colocar apenas 6. Se quiser os demais eu ponho:

      1. Friberg Lexicon
      προσκυνέω impf. προσεκύνουν; fut. προσκυνήσω; 1aor. προσεκύνησα;
      (1) from a basic sense bow down to kiss someone's feet, garment hem, or the ground in front of him;

      (2) in the NT of worship or veneration of a divine or supposedly divine object (No Novo Testamento de ADORAÇÃO ou veneração de um divino ou um objeto supostamente divino), expressed concretely with falling face down in front of someone worship (ADORAÇÃO), venerate, do obeisance to; (a) toward God (MT 4.10); (b) toward Jesus (MT 2.2); (c) toward the devil and demons (MT 4.9; RV 9.20); (d) toward idols (AC 7.43); (e) toward human beings as given or claiming to have divine power or authority (RV 3.9; 13.4b)


      2. UBS Lexicon
      προσκυνέω worship (ADORAÇÃO); fall down and worship, kneel, bow low, fall at another's feet .


      3. Louw-Nida Lexicon
      προσκυνέω: to express by attitude and possibly by position one's allegiance to and regard for deity - 'to prostrate oneself in worship (PROSTRAR-SE PERANTE ALGUEM EM ADORAÇÃO), to bow down and worship, to worship.' εἴδομεν γὰρ αὐτοῦ τὸν ἀστέρα ἐν τῇ ἀνατολῇ καὶ ἤλθομεν προσκυνῆσαι αὐτῷ 'for we saw his star in the east and we came to worship him' Mt 2.2.


      4. LSJ Lexicon
      προσκυνέω
      προς-κυ²νέω, f. -ήσω:-aor. i -εκύνησα, poët. -έκυ²σα, imper. πρόσκυσον, inf. -κύσαι, part. -κύσας: pf. -κεκύνηκα Plut.:-to make obeisance to the gods, fall down and worship (PROSTRAR-SE EM ADORAÇÃO), to worship (ADORAR), adore, c. acc., Hdt., Aesch., etc.:-proverb., οἱ προσκυνοῦντες τὴνἈδράστειαν σοφοί, of deprecating the wrath of Nemesis, Aesch.; so, τὸν φθόνον δὲ πρόσκυσον Soph.:-also of sacred places, to do reverence to, ἕδη θεῶν Id.; τὴν γῆν Ar.
      2. of the Oriental fashion of making the salâm or prostrating oneself before kings and superiors, absol., Hdt.; c. acc., πρ. τὸν Δαρεῖον ὡς βασιλέα to make obeisance to him as king, Id.; πάντες σε προσκυνοῦμεν Soph., etc.:-later, c. dat., N.T. Hence προσκύνησις

      5. LEH Lexicon
      προσκυνέω+ - V 46-74-28-55-26-229
      Gn 18,2; 19,1; 22,5; 23,7.12
      to fall down and worship (PROSTRAR-SE EM ADORAÇÃO) (, to do reverence to, to do obeisance to, to prostrate oneself before, to salute [abs.] Gn 18,2; id. [τινι] (to pers.) Gn 27,29; to fall down and worship [τινι] (to God) Gn 24,26; id. [τινι] (to idols) Ps 96(97),7; id. [τινα] (to pers.) Gn 37,9; id. [τινα] (to God) JgsA 7,15; id. [τι] Gn 37,7; to bow down, to beg, to plead, to implore Ex 11,8
      Cf. ALTINK 1984, 189; CIMOSA 1985, 53-65.66-68; DOGNIEZ 1992, 49.138.156; HARL 1986a, 62.67.193; HELBING 1928, 296-298; HORST 1932, 16-32; JOBES 1991, 186-187; WEVERS 1990, 165.278.372.379; 1993, 245.319. 617.706.813; 1995, 76.407; ïNIDNTT; TWNT

      6. TDNT Lexicon
      proskune,w proskyneÃoÒ [to bow down, worship]

      Excluir
    14. Obrigado por ter colocado os significados da palavra "proskuneo" usando outros léxicos, irmão Eleazar.

      Até mais!

      Carlos.

      Excluir
    15. Moro em Esteio, no Rio Grande do Sul.

      Excluir
    16. Mas vc está falando de Canoas correto? Me passa seu e-mail para falarmos por lá ou se você tiver Skype... Poderia mandar alguns outros materiais de outras áreas que podem lhe interessar. Por exemplo, eu gosto muito de profecia. Dos livros de Daniel e Apocalipse.

      Excluir
    17. Eu acho que o IP está marcando Canoas, mas estou em Esteio no momento. Não entendo direto o motivo disso ocorrer. Meu email é: carlos0204@outlook.com. Também gosto de estudar os livros de Daniel e de Apocalipse. Acho eles muito bons.

      Excluir
    18. Tentei contato por e-mail mas está voltando a mensagem. O e-mail está correto?

      Excluir
  11. Desculpe, não vi que meu comentário foi publicado, Pensei que o irmão não o havia colocado.

    ResponderExcluir
  12. IRMÃO, NÃO SEI ONDE VOCÊ LEU, MAS SEU COMENTÁRIO FOI PUBLICADO SIM. E SÃO REFUTÁVEIS SIM. PENA É O IRMÃO DESCONHCER A LÍNGUA GREGA E FALAR DAQUILO QUE NÃO CONHECE COMO SE FOSSE A MAIS PURA VERDADE AO AFIRMAR QUE PROSKUNEO SIGNIFICA APENAS PRESTAR HOMENAGEM...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me enganei antes, pensei que o irmão não havia colocado por causa dos sites. Não tinha visto meu comentário.

      Excluir
  13. O texto de Jeremias 31:9 não está falando sobre filhos de José, e sim do reino de dez tribos de Israel, podem estudar o contexto histórico dos tempos do profeta Jeremias e confirmar que a tribo era a rival da tribo de Judá no tempo dos dois reinos. José tinha dois filhos, o Manassés literal era o primogênito de José, e jamais deixou de ser, o texto em questão não está contrariando isto, pois não se aplica literalmente a uma pessoa mas aos tratos de Deus com o reino que rival ao liderado pela tribo de Judá que tinha sede em Jerusalém.

    O texto profético de Salmo 89 não está dizendo que Davi passou a ser o primogênito de Jessé, e nunca poderia dizer tal coisa. A sua menção de Davi enquanto primogênito ali está tratando de sua posição enquanto rei. Dentro da linhagem messiânica, o próprio Cristo viria a ser conhecido como o Filho de Davi em uma dinastia que permaneceria para sempre. Notem, filho de Davi e não filho de Saul, o nome de Davi, passou a abrir uma dinastia real que se ergueria acima de todas realezas na terra. Não envolve sua filiação paterna de Jessé. Eliabe jamais deixou de ser o primogênito de Jessé.

    O texto de 1 Crônicas 26:10 é muito interessante sobre este assunto, falando sobre Sinri diz que este era o mais destacado, mas não era primogênito. O fato de ter alcançado maior destaque não o fez se transformar no primogênito.

    O primogênito de Jacó era e continuou sendo Rubem mesmo após este ter sido deserdado (Gn 33:23; 49:3; 1 Cro 5:1), ele perdeu seus privilégios de herança, mas não o seu título de primogênito. José jamais recebeu tal título, apenas a benção.

    O que vai determinar a aplicação de "primogênito" é determinar o tema, primogênito em relação ao que? Do que?
    Quando o caso se refere a pessoas e filiação, será a palavra terá o sentido de primeiro filho. Por isso, "os primogênitos do Egito" significava os primeiros machos a nascer em cada família no Egito, e não os chefes de cada casa egípcia.

    ResponderExcluir
  14. Deus seja louvadloem sua vida meu irmão! Me ajudou a ajudar outro servo de Deus em relação a quem é Jesus,Jesu.

    ResponderExcluir