quarta-feira, 25 de março de 2015

É Jesus menor ou maior que o Pai?


Estudos que comentavam os enganos das Testemunhas de Jeová, são agora usados para com "leigos adventistas" que dizem estar buscando uma reforma na igreja. Imaginem onde fomos parar. Veja como neste estudo simples e breve o autor prova que Jesus é tanto Deus como o Pai.

Um dos argumentos usados pelas Testemunhas de Jeová para afirmar que Jesus não é Deus é dizer que ele é menor. Infelizmente terei que dizer novamente que as Testemunhas de Jeová não conhecem a doutrina da Trindade (Jd 10). Segundo a doutrina da Trindade, Jesus quando veio ao mundo, se "despiu" de seus atributos divinos (mas não de sua divindade, pois continuou sendo Deus) tornando-se semelhante aos homens.

Jesus realmente afirma ser ele menor que o Pai.

"Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu”.João 14:28
"Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai."Mateus 14:28

Mas isto se deve ao fato dele ter se humilhado. Jesus foi menor que o Pai pois assumiu forma humana. Antes do "Verbo se fazer carne", e após a ressureição, Jesus é igual ao Pai. Jesus tomou sobre si a natureza humana. Nós podemos observar nos versículos abaixo que Jesus se humilhou:

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai."João 1:14"mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;"Filipenses 2:7

Mas Jesus foi novamente glorificado após a sua ressureição:

"Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado."João 7:39
"Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse."João 17:5
"E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra."Mateus 28:18
Outro argumento que a STV usa para dizer que Jesus não é Deus, é dizer que Deus não é homem (Nm 23:19), e Jesus é (I TM 2:5). Esta é mais uma falácia da STV. Jesus é tanto Deus (Jo 20:28), como homem. Isto não é contraditório. Homens são criaturas, mas Jesus, sendo Deus, assumiu a forma das criaturas. Jesus nem sempre teve a natureza humana (Jo 1:14). As falácias da STV parecem ter fundamentos, mas na verdade são apenas falácias. Como se tudo isso ainda não bastasse, a STV inventou outro argumento, a fim de tentar defender que Jesus mesmo ressurreto, ainda é menor que o Pai. O argumento está fundamentado no fato de Jesus, mesmo após a sua ressurreição, ser submisso ao Pai. Há vários argumentos que desmontam esta inconsistente afirmação. Por exemplo, a Bíblia nos diz que os filhos devem ser submissos aos pais. Agora eu pergunto às TJs: isto indica que o filho tenha uma natureza inferior a do pai? É claro que não, pois tanto o filho como o pai tem natureza humana. Da mesma forma, a submissão de Jesus ao Pai não indica inferioridade de natureza, pois tanto Jesus como o Pai tem a mesma natureza, sendo que nenhum é inferior ao outro. 


Retirado do site: http://gilbertotheiss.blogspot.com.br/search/label/Trindade?updated-max=2014-07-27T11:58:00-03:00&max-results=20&start=2&by-date=false

2 comentários:

  1. Como Jesus não sabia o dia da sua segunda vinda se Ele é Deus?
    “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” (Mateus 24.36). Como Jesus sendo Deus não sabia o dia da sua segunda vinda?
    Vai me permitir esclarecer esse interessante assunto que encontramos na Bíblia Sagrada.
    Em primeiro lugar precisamos destacar que você está correta quando diz que Jesus é Deus. Essa verdade está destacada em vários textos, dos quais cito João 1.1:
    “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”. Além disso, a Bíblia também afirma que Jesus sendo Deus sabe de todas as coisas (João 2.24-25) e tem todos os atributos de Deus.
    Sendo assim, precisamos explicar por que Ele afirmou que não sabia o dia da Sua segunda vinda, sendo que Ele é Deus e Deus é onisciente. Vamos aos fatos:
    Como Jesus não sabia o dia da sua segunda vinda se Ele é Deus?
    (1) A chave da compreensão desse texto é separarmos o entendimento de quem é o Jesus Deus e o Jesus ser humano. Jesus era sim Deus e como Deus tinha todas as prerrogativas de Deus. Porém, a Bíblia diz que ele esvaziou-se tomando a forma humana: “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana” (Filipenses 2. 7). Sendo assim, Jesus estava sujeito a várias limitações humanas, já que era
    homem naquele momento em que foi questionado pelos Seus discípulos.
    (2) Observe, por exemplo, que a Bíblia afirma que Jesus crescia em
    sabedoria: “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Lucas 2. 40). Ora, se Jesus era Deus como ele poderia crescer em sabedoria, sendo que Deus é onisciente? Fica evidente que o texto está mostrando aos leitores o lado humano de Jesus, que passou pelas fases naturais da vida humana (precisou aprender a mamar, a engolir, a andar, a ler, a ser sábio, etc.). Por isso afirma-se que Jesus era 100% homem, além de ser também 100% Deus.
    (3) Sendo assim, quando Jesus afirma que não sabia o dia e a hora de sua segunda vinda está afirmando isso apoiado em Sua humanidade, que tinha limitações diversas. Como humano Jesus não sabia o dia da Sua segunda vinda. Esse fato não compromete em nada o poder de Jesus, já que sua humanidade teve um tempo limitado e já que Ele cumpriu Sua missão e assumiu sua posição como Rei dos reis e Senhor dos senhores (1 Timóteo 6.15; Apocalipse 17.14), que sabe de todas as coisas. Essa “limitação” momentânea de Jesus está no mesmo grupo das outras limitações humanas que Ele trazia sobre Si como, por exemplo, sentia fome, sede, chorava, etc.
    (4) Dessa forma concluímos que não há contradição alguma no fato de Jesus ser Deus e não saber (naquele momento) a data de Sua segunda vinda. Como humano, Ele preferiu não saber certas questões, já que poderia ter perguntado ao Pai e Ele revelaria a Ele, com certeza. Mas como Jesus andava nos caminhos de Deus e debaixo da orientação do Pai, foi humilde em reconhecer que naquele momento essa informação pertencia somente ao Pai

    ResponderExcluir
  2. O Pai é maior do que eu”. Para as Testemunhas de Jeová, isto significa que Jesus é inferior ao Pai, e, portanto, de natureza diferente do que o Pai, e Jesus não é Deus.
    Em primeiro lugar, a distinção que as Testemunhas de Jeová fazem entre o Deus Todo-Poderoso e Deus é uma distinção sem diferença. Se Deus é Deus, Ele é Todo-Poderoso. Não há nenhuma espécie de deus poderoso ou qualquer verdadeiro deus de qualquer tipo que não seja o único e verdadeiro Deus. Se há um deus que não seja o verdadeiro Deus, então é um deus falso. Existe o Senhor Deus, e todos os outros deuses são deuses falsos. A Bíblia não nos deixa espaço para um Deus bom que não seja o Senhor Deus.

    Em segundo lugar, o versículo de João 14,28 significa apenas maior na posição, mas não significa maior em ser ou natureza. Assim como o presidente dos Estados Unidos é maior em termos de sua posição, ele ainda é um ser humano, e em termos de sua humanidade é igualmente grande como qualquer outro ser humano. Como o Filho voluntariamente assumiu a natureza humana, Jesus como Filho pode dizer que o Pai é maior na posição. Jesus como Filho ainda é igualmente Deus tanto quanto o Pai e o Espírito Santo.

    O ensino das Testemunhas de Jeová é a mesma heresia ariana que foi removido da Igreja no Concílio de Niceia, em 325. Como tal, ele está fora do cristianismo.

    ResponderExcluir