quarta-feira, 25 de março de 2015

Divindade - Parte V



É mesmo impressionante como as pessoas se apegam em argumentos frágeis para tentarem fundamentar um questionamento teológico.



Este tipo de situação é visto com freqüência entre os que dizem não crer na doutrina bíblica da Trindade.



Uma pergunta, certa vez apresentada, foi a seguinte (baseada em João 10:30): 
"Por que Jesus não disse: Eu, o Pai e o Espírito Santo somos um"?



Este verso de João 10:30 foi até usado como título de um conhecido livro anti-trinitariano divulgado no meio Adventista brasileiro.



A resposta para esta pergunta é muito simples...*



Primeiro, porque o capítulo 10 do evangelho de João está tratando de um debate entre Jesus e os Judeus sobre se Ele era o Messias. Não se tratava de um questionamento sobre as Pessoas da Divindade, mas se Jesus era ou não enviado pelo Pai. O contexto da passagem deixa isso muito claro.



Segundo, se desejarmos saber a natureza e missão do Espírito Santo, os capítulos a pesquisar terão que ser outros: 14, 15 e 16. Neles se declara que o Espírito Santo é "outro" Consolador (a palavra aqui traduzida por "outro" vem do grego ALLÓS , que significa "outro igual", "da mesma natureza". Diferente de HETERÓS, que significa outro "diferente", por exemplo: "heterossexual" - aquele que é atraído por "outro" ser do sexo oposto). 



Nestes capítulos o Espírito Santo ainda é chamado de "Ele", "Aquele" (do grego EKEINÓS, que é um pronome PESSOAL, MASCULINO, SINGULAR, conforme a gramática grega).


Também é dito que a obra do Espírito Santo seria mais ampla (todo mundo), mais profunda (dentro de vós) e mais duradoura (para sempre) do que a de Jesus. O próprio Jesus também disse que o Espírito Santo seria mais "conveniente" do que Ele próprio ("convém-vos que eu vá..." - "convém" é a tradução do grego SUNFEREI, que significa "vantajoso", "lucrativo"). Veja como fica ridícula a afirmação de que o Espírito Santo é o próprio Jesus! É como se Ele disse que Ele tinha que ir porque seria melhor que Ele voltasse para os discípulos! Como é possível acreditar em algo tão absurdo?!


É também um absurdo (ou, no mínimo, ingênuo) perguntar por que Deus não disse isso ou aquilo em determinada parte da Bíblia. O que devemos fazer é aceitar o que Ele diz, não importando em que parte da Bíblia esteja. 



Uns dizem assim: 
- Onde aparece a palavra "Trindade" na Bíblia?



Alguém, usando este mesmo tipo de argumento, poderia dizer: 
- Por que o nome de Deus não é mencionado no livro de Ester? Será que o autor não cria em Deus?
Isso é mera especulação. 



Mas um descrente teimoso desafiaria:
- Mostre-me o nome "Jesus" no AT e "Jeová" no livro de Ester que eu crerei no Cristianismo.



Outro poderia dizer:
- Mostre-me onde a Bíblia apresenta a palavra "cigarro", condenando-o, e eu deixarei de fumar.



Ainda outro:
- Diga-me onde aparece a repetição do mandamento proibindo as imagens no NT, e eu deixarei de adorar (venerar?) meu santinho.



Outros ainda dizem:
- Mostre-me o nome de Ellen White na Bíblia e eu acreditarei que ela é uma profetisa.



Essas pessoas NÃO QUEREM crer, e procuram a "verdade" que precisam nos lugares onde sabem que ela não está. Além do mais, desprezam TODAS as outras claras evidências onde ela está, de forma nítida. 



“Buscai, e achareis...”, é o conselho de Cristo.



Para compreender a unidade do Espírito Santo com o Pai e o Filho, basta ler as passagens onde os três aparecem juntos, e ainda sendo colocados com os mesmos atributos (qualidades) e prerrogativas (direitos). Algumas postagens anteriores eu coloquei uma extensa lista dessas passagens para o pesquisador sincero verificar.



* Adaptado de material do Pr. Demóstentes Neves, SALT-IAENE.



"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Cor. 13:13).


Retirado do site: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2007/10/divindade-parte-v.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário