quarta-feira, 18 de março de 2015

A PREEXISTÊNCIA DE CRISTO



Ao mesmo tempo que a Palavra de Deus fala da humanidade de Cristo quando aqui na Terra, as Escrituras também falam positivamente de Jesus em Sua preexistência. Vejamos então algumas coisas sobre o Cristo pré-encarnado.

1 – Cristo no V. T.
                a) A Trindade elaborou um plano antes do homem ser criado. Os termos deste plano ou contrato eram que Cristo tomaria natureza humana e tornar-se-ia o redentor do homem. 
Gên. 3:15 -  1 BC 233, 1084-1085 -  Patriarcas e Profetas, 57-70.

                “Esta provisão foi feita por Ele nos concílios, do Céu antes da fundação do mundo, que Cristo deveria tomar sobre Si a penalidade da transgressão do homem e imputar-lhe a Sua justiça.”  EGW, Signs of the Times, Jan.  2,  1893,  p.  134.
                “Lembrai aos que estão opressos sob o senso do pecado que há esperança para eles. A salvação da raça humana sempre foi o objeto dos concílios dos Céus. O concerto de misericórdia foi feito antes da fundação do mundo. Ele existiu desde a eternidade, e é chamado eterno. Tão certo como nunca existiu um tempo quando Deus não existiu, tão certamente não houve um momento em que não era um prazer da mente eterna de manifestar Sua graça para a humanidade.”  
EGW,  BC  7:934.

b) Cristo é o “Pai eterno”.
 Isa. 9:6   BC  4:147.
“Cristo era Deus essencialmente, e no mais alto sentido. Ele estava com Deus desde toda a eternidade, Deus sobre tudo, abençoado para sempre. O Senhor Jesus Cristo, o Divino Filho de Deus, existiu desde a eternidade, como uma pessoa distinta, entretanto um com o Pai.”  Mensagens Escolhidas,  1:247.

c) Cristo existiu desde toda a eternidade. 
Miq.  5:2   BC  4:1024;  5:1126 
Mensagens Escolhidas,  1:242-251   Evangelismo,  613-617.
                “Cristo é o Filho de Deus, preexistente, existente por Si mesmo... Falando de Sua preexistência, Cristo reporta a mente através de séculos incontáveis. Afirma-nos que nunca houve um tempo em que Ele não existisse em íntima comunhão com o eterno Deus. Aquele cuja voz os judeus estavam então ouvindo estivera com Deus como Alguém que vivera sempre com Ele... Ele era igual a Deus, infinito e onipotente... É o Filho eterno, existente por Si mesmo.”  Evangelismo,  615.
                “Com solene dignidade, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse Eu Sou. Fez-se silêncio na vasta multidão, o nome de Deus, dado a Moisés para exprimir a idéia da presença eterna, fora reclamada como Seu pelo Rabi da Galiléia. Declara-se Aquele que tem existência própria, Aquele que fora prometido a Israel...”  D. T. N.  353-354.

d) O sacrifício de Isaac por Abraão como um tipo. 
Gên. 22:8             BC  1:352.
                “O sacrifício de Isaac foi designado por Deus para prefigurar o sacrifício de Seu Filho. Isaac foi uma figura do Filho de Deus que foi oferecido pelos pecados do mundo. Deus desejava, impressionar Abraão com o evangelho da salvação do homem; e para fazer a verdade real, e para testar a sua fé, Ele exigiu que Abraão sacrificasse seu querido filho.”  EGW,  BC  1:1094.

e) Os sacrifícios do V. T. apontavam pela fé à vinda do Cordeiro de Deus.  Patriarcas,  64.

                f) O tempo da vinda do Messias profetizado. 
Dan.  9:24   BC  4:851-853.

2 – A preexistência de Cristo no N. T.
a) O evangelho de João apresenta o grande tema que o Logos era Theos:
João 1:1                               BC  5:897
João  3:13; 31-34              BC  5:928,  932-933
João 5:22, 28,29
João  6:62;  8:14,16,23,58;  15:22;  16:28;  17

b) O testemunho de Paulo.
Fil.  2:5-11
Col.  1:15-17                       BC  7:190-192, 906
II Cor.  8:9                           BC  6:889-890

c) A confissão de Pedro.
Mat.  16:16                         BC:  5:429-430

d) A declaração de Tomé.
João  20:28                         BC  5:1068, 1151

e) O princípio de toda a criação.
Apoc. 3:14                          BC  7:760-761
Heb.  1:1-3                         BC  7:395-398
Heb. 2:9-18
Col. 1:15-17
“Há muitos que negam a preexistência de Cristo, e consequentemente negam a Sua divindade; eles não aceitam a Cristo, como o seu Salvador pessoal, isto é uma total rejeição de Cristo. Ele é o único Filho de Deus, que era um com o Pai desde o princípio. Por seu intermédio os mundos foram feitos. “Signs of the Times”, maio 28,   1894,  p.  450.

f) A personalidade única, singular, monogenes
João  1:14,18                     BC  5:902-903
João  3:16                           BC  5:930
João  3:18

g) O significado de Prototokos  (Primogênito).
Heb.  1:6
Rom.  8:29                          BC  6:576
Col.  1:15,18                       BC  7:191
Mat.  1:25
Luc.  2:7
Apoc.  1:5
( 1 ) Veja o uso em:
                Êx.:  4:22              BC  1:517
                Jer.  31:9              BC  4:466

( 2 ) Nem sempre o primogênito no tempo
                Sal.  89:20-27                     BC  3:838
                Gên.  27:19

3 – Os  atributos da Divindade são atribuídos a Cristo.
Santidade
a) I Ped.  2:22                    BC 7:566

b) Eternidade.
João  1:1   Miq.  5:2

c) Vida
João 1:4                               BC 5:898
                “Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens.”(João 1:4). Não é a vida física que é mencionada aqui,, mas a vida eterna, a vida que é exclusivamente de Deus. A palavra (verbo) que estava com Deus, e que era Deus, tinha esta vida.

                A vida física é algo que cada um recebe. Não é eterna ou imortal; pois Deus, o Doador da vida, recebe-a novamente de volta. O homem não tem controle sobre a sua vida, mas a vida de Cristo não era emprestada. Ninguém pode tirar-lhe esta vida... Nele havia vida, original, não emprestada, não derivada. Esta vida não é inerente ao homem. Ele pode tê-la unicamente através de Cristo. Ele não a adquiriu, é lhe dada como um dom gratuito se ele aceitar a Cristo como seu Salvador pessoal.”  EGW,  BC  5:1130.
                                              
d) Imutabilidade
Heb.  13:8                           BC  7:491
Heb.  1:10-12                     BC 7:400-401

e) Onipotência.
Ef.  1:22                               BC  6:1004
Isa.  9:6                BC  4:147
“Cristo é igual a Deus, infinito e onipotente.”  EGW,  BC  5:1136.

f) Onisciência.
João  16:30                         BC  5:1049-1050
João  2:25                           BC  5:925
João 6:64

g) Onipresença.
Mat.  18:20
Mat.  28:20                         BC  5:558

h) Criador
João  1:10                           BC  5:900;  898;  veja  v.  3.
Col.  1:16,17
Heb.  1:3

i) Autoridade para perdoar pecados.
Marcos  2:5-12  BC  5:580-582
João  1:29                           BC  5:908,  1131
João 8:36                            BC  5:934
João  8:24                           BC  5:988
Atos  16:31                         BC  6:334
Mat.  1:21                           BC  5:282-284

l) Objeto de fé.
João  6:28-40                     BC  5:965-968;  1135
João  15:5,6                        BC  5:1042;  1144
João  17:3                           BC  5:1051,  1145-46
João  10:9,  27-28             BC  5:1004-5,  1008

m) Oração e culto são dirigidos a Cristo.
João  14:13                         BC  5:1036
João  16:23,24                   BC  5:1049
João  20:28                        
João  5:23                           BC  5:  5:952
Fil.  2:10,11                         BC 7:157
Heb.  1:6                             BC  7:399
Apoc.  5:12,13   BC  7:773-774

n) Julgamento de todos os homens.
João  5:22-29                     BC  5:952-953
Mat.  25:31-46   BC  5:511-513
Atos  10:42                         BC  6:256

4 – Nomes e títulos de Cristo testificam de Sua divindade e preexistência.
a) Ele tinha um nome que estava acima de todo nome.
Fil.  2:9                  BC  7:156-157
Ele recebeu um nome mais excelente do que os Anjos.
Heb.  1:4                             BC  7:398,  921-922

b) Jesus. Este título aparece 612 vezes nos Evangelhos, mas apenas 71 vezes no resto do N. T. Por outro lado, Cristo ocorre 56 vezes nos Evangelhos e 256 vezes no resto do N. T. Os apóstolos proclamaram que Jesus era o Cristo.
                Atos 8:5                               BC  6:215
                Atos  9:20                           BC  6:234-235
                               Atos  17:2-3                       BC  6:340-341

c) Cristo, ou o Ungido. Cristo foi ungido como profeta. Atos 3:22,23 – BC  6:160-61.  Ele foi ungido como sacerdote,  Heb.  4:14,15 – BC  7:425.  Ele foi ungido para ser rei,  Luc.  1:31-33 – BC 681-82.
                                              
d) Messias                         D.T.N.  93-101
Este é o nome hebraico para Cristo, significando Ungido.
João  1:41
João 4:25                            BC  5:941

e) Senhor, um título de autoridade ou para divindade. O grego kurios (BC  5:1029,106) é equivalente a Adonai (BC  1:35) do V. T.
Ef.  6:8
Mat.  4:7
Rom. 10:9                           BC 6:598
I Cor.  12:3                          BC  7:769
Deut.  6:4                            BC  1:974

f) Ele é chamado “Eu Sou”.
João  18:4,5                        BC  1056 Compare com Êx. 3:13
João  8:56-58                     BC  5:993-994
“Eu Sou” significa uma presença eterna; o passado, presente, e futuro são os mesmos para Deus. Ele vê os mais remotos eventos da história, e o futuro distante com uma visão tão clara como nós vemos aquelas coisas que ocorrem diariamente. Nós não sabemos o que está adiante de nós, e se pudéssemos, não contribuiria para o nosso bem estar eterno. Deus nos dá oportunidade de exercer fé e confiança no grande Eu Sou.”  EGW,  BC  1:1099.
João  8:56-58                     BC  5:993
                                               D.T.N.  16-17

g) O Filho de Deus.
Luc.  1:35                             BC  5:683-684,  1114-1115
                                                               Patriarcas,  p.18
                              
h) Filho do Homem
Dan.  7:13                           BC  4:829
Marcos  2:20                      BC  581
Lucas  9:58                         
João  8:28
“É o Filho do Homem, que partilha do trono do universo. É o Filho do Homem, cujo nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.  Isa.  9:6”.  D.T. N.  17.

i) O Filho do Altíssimo
Luc.  1:32                             BC  5:681-682

j) Segundo Adão.
I Cor.  15:47                        BC  6:811

l) Último Adão.
I Cor.  15:45                        BC  5:1081,  veja os dois Adãos.
                                                               BC  6:811,1092

m) O Salvador
Luc.  2:11                             BC  5:700
“O mundo foi confiado a Cristo, e por Seu intermédio tem vindo toda a bênção de Deus à raça caída. Era o Redentor, tanto antes como depois da encarnação.”  D.T.N.  150

5) Modernas Interpretações


a) Jesus reclama as mais altas prerrogativas da Divindade. Os unitarianos e os modernistas que negam a divindade de Cristo mas que dizem aceitar a Cristo como um mestre moral, fazem-No um impostor. É impossível aceitar a Cristo como um grande mestre contudo negar a Sua divindade.

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