terça-feira, 24 de março de 2015

A Doutrina da Trindade: o que precisamos saber


Doutrina da Trindade- Fundação da Fé Cristã

O que é a doutrina da Trindade? Em resumo, há um só Deus eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho (Jesus Cristo) e Espírito Santo. As três pessoas da Trindade são co-iguais e co-eternas (Gênesis 1:26, Isaías 9:6, Mateus 3:16-17; 28:19, Lucas 1:35, Hebreus 3:7-11 e 1 João 5:7).

Doutrina da Trindade- Como podemos compreendê-la?

A coisa mais difícil sobre a doutrina da Trindade é que não há uma maneira de explicá-la adequadamente. É impossível que qualquer ser humano consiga compreender o conceito da Trindade, muito menos explicá-lo. Deus é infinitamente mais elevado que nós, portanto, não devemos esperar que poderemos compreendê-lo totalmente. A Bíblia ensina que o Pai é Deus (Êxodo 3:14), que Jesus é Deus (João 8:58) e que o Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4). A Bíblia também ensina que há um só Deus (Deuteronômio 6:4; Tiago 2:19). Como essas duas afirmações da doutrina podem ser ambas verdadeiras é incompreensível à mente humana. No entanto, isso não significa que ambas não sejam verdadeiras.

Doutrina da Trindade- Nenhuma ilustração é totalmente precisa

Com relação à doutrina da Trindade, nenhuma das ilustrações populares é uma descrição completamente precisa. O ovo falha porque a casca, a clara e a gema são partes do ovo, não o ovo em si. O Pai, Filho e Espírito Santo não são partes de Deus, cada um deles é Deus. A ilustração da água é um pouco melhor, mas ainda não é adequada para descrever a Trindade. Líquido, vapor e gelo são formas de água. O Pai, Filho e Espírito Santo não são formas de Deus, cada um deles é Deus. Assim, embora estas ilustrações possam nos dar uma imagem da Trindade, o quadro não é totalmente exato ou completo. Um Deus infinito não pode ser totalmente descrito por uma ilustração finita. 

Em vez de se focalizar na Trindade, tente se concentrar no fato da grandeza de Deus e Sua natureza infinitamente maior que a nossa. "Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?" (Romanos 11:33-34) 

O Deus Jeová é Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo - três Pessoas, um Deus. Tertuliano (160-215 dC) explicou: "Definimos que há dois, o Pai e o Filho, e três com o Espírito Santo, e este número é constituído pelo padrão de salvação... Eles são três, não em dignidade, mas em grau, não em substância, mas na forma, não no poder, mas em espécie. Eles são da mesma substância e poder, porque há um só Deus do qual estes graus, formas e tipos se tornam no nome do Pai, Filho e Espírito Santo espírito" (Adv. Prax 23;. 2,156-7 PL).

Doutrina da Trindade - Deus vai muito além da compreensão!

O núcleo da doutrina da Trindade é a realidade de um Deus trino - Deus vive em comunhão e relacionamento consigo mesmo. Este é um conceito difícil de apreender. Mas vamos colocar uma doutrina do tamanho de Deus na perspectiva correta- Deus vai muito além da nossa compreensão. "’Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos’, declara o Senhor. ‘Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos’" (Isaías 55:8-9). Não devemos nos incomodar com o fato de que não podemos compreender completamente a "tri-unidade". Não podemos compreender o infinito, a eternidade ou sequer a eletricidade, mas a realidade é real quer possamos compreendê-la ou não. 

Tudo o que realmente precisamos saber sobre a doutrina da Trindade: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo…" (Mateus 28:19)


Retirado do site: http://www.allaboutgod.com/portuguese/doutrina-da-trindade.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário