quarta-feira, 25 de março de 2015

A Divindade - parte VI




Um argumento bastante (mal) usado pelos anti-trinitarianos é o verso de Deuteronômio 6:4, que diz:

"Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o ÚNICO Senhor".


Eles enfatizam que a palavra ÚNICO é uma prova inequívoca de que o Judaísmo primitivo não aceitava a idéia de uma Trindade.


Há algum tempo, assisti uma palestra do Pr. Ivanaudo Oliveira, Ministerial da União Nordeste Brasileira da IASD, que expôs este tema de forma clara porém profunda. Aproveito para transcrever parte desta palestra aqui (em azul), para que você veja como a verdade "liberta" (cf. João 8:32).

Vamos fazer uma análise da palavra “ÚNICO”


Na língua Hebraica, há duas palavras para determinar uma UNIDADE.
1. Se for uma unidade absoluta, usa-se a palavra YACHID (pronuncia-se IARRID).
2. Mas, se for uma unidade composta, usa-se a palavra ECHAD (pronuncia-se ERRAD).



Vejamos alguns exemplos de cada uma das palavras.


Gênesis 2:24: "Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos UMA CARNE".
Um homem e uma mulher formam uma unidade composta (mais de 1).



Ao decifrar os sonhos de Faraó, José falou: "O sonho de Faraó é UM SÓ" (Gen. 41:25).
Embora fossem dois sonhos, José disse que eles formavam uma unidade composta (mais de 1).



Quando os espias voltaram trazendo os frutos da terra, Moisés escreveu: "Depois vieram até o vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com UM cacho de uvas" (Núm.13:23).
Um cacho de uvas é uma unidade composta de muitas uvas (várias uvas).



Em todos os exemplos mencionados, a palavra usada foi ECHAD.
E como já vimos, esta palavra indica uma UNIDADE COMPOSTA (ou seja, envolve mais de 1 elemento).



Agora vamos ler Gênesis 22:2: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu ÚNICO filho a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto..."


Verso 12: "Não estendas a tua mão sobre o moço... agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu ÚNICO".
Aqui é uma unidade absoluta. Isaque era único em sua espécie. Neste caso, a palavra usada foi YACHID.



Voltemos agora para Deuteronômio 6:4.
Qual palavra será que Moisés usou aqui: ECHAD ou YACHID?



Ele usou a palavra ECHAD
Logo, quando a Bíblia diz que o Senhor Deus é o “único” Senhor, está falando de uma UNIDADE COMPOSTA (mais de 1)

Mais uma vez, a Bíblia explica-se a si mesma. Como vemos, certamente era própria da linguagem hebraica já nos tempos de Moisés a concepção de uma Divindade Plural, ou seja, Um Deus formado por mais de 1 Pessoa Divina. E como a Bíblia como um todo demonstra (ver postagens anteriores sobre o tema), esta Divindade é formada por 3 Pessoas (o Pai, o Filho e o Espírito Santo).
A TRINDADE NOS ESCRITOS DE ELLEN WHITE

Ellen White veio com sua família da igreja Metodista para o Movimento Adventista. Como os Metodistas são trinitarianos, é lógico pensarmos que ela era trinitariana.
No começo de seu ministério, embora chamada e eleita por Deus como profetisa, não se pode afirmar que ela tivesse compreensão clara e cabal de todos os assuntos doutrinários.

1. Em outubro de 1844, ela cria como os demais na doutrina da porta fechada;
2. Após sua primeira visão em dezembro de 1844, ela ainda continuou a observar o domingo.
3. E mesmo após aceitar o sábado, continuou a guardá-lo erroneamente das seis horas da tarde de sexta-feira até às seis horas da tarde do sábado, até que Deus lhe mostrou em visão que estava errada neste ponto.
Assim sendo, podemos afirmar que embora ela fosse trinitariana a princípio, seu conhecimento maior, mais abarcante e mais completo desta doutrina foi aprofundado dos anos de 1890 para frente.


Em 1898, com a publicação de O Desejado de Todas as Nações, parece que esta fase madura do assunto tornou-se muito clara e definida em seus escritos.


Veja algumas citações dela a partir destas datas:
"O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da (Divindade) Trindade, o Espírito Santo".
Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37 (1897).



"Cristo enviou Seu representante, a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Nada podia superar esse Dom".
Manuscrito 44 (1898). Citado em Meditações Matinais de 2002, pág. 301.


"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade (Trindade), a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder".
O Desejado de Todas as Nações, pág. 671.


"Os eternos dignitários celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, ... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado".
Manuscrito 145 (1901).


"Há três pessoas vivas pertencentes à Trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, ... e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo”.
Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63 ( 1905). Citado em Evangelismo, pág. 616.


Conclusão
Enquanto o Pai nos espera de braços abertos, e o Filho intercede por nós no santuário celestial, ouçamos a voz do Espírito Santo que, juntamente com a esposa, diz “vem”.
(Apoc. 22:17)


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Veja que não é muito complicado entender o assunto. Basta querer!

É uma pena que tanta gente prefira continuar questionando a doutrina da Trindade, e abandonando o corpo de Cristo.

Mas sabe por que há hoje tanta controvérsia sobre este tema?
Atente novamente para as palavras do Espírito de Profecia:
"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade..." (ODTN, 671).

É muito claro! A 3ª Pessoa da Trindade tem, hoje, a função de conceder-nos o PODER necessário para vencer o pecado (cf. João 16:8).

É exatamente por isso que o DIABO tenta jogar por terra a nossa crença na Pessoa do Espírito Santo. Conseguindo isso, ele terá total domínio sobre nossa vida.

Em vez de ouvir as palavras dos pseudo-iluminados de hoje, prefira permanecer com a declaração pastoral do santo apóstolo da graça:

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós" (2Cor. 13:13).


Retirado do site: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2007/10/divindade-parte-iii.html

2 comentários:

  1. "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também." 1 Corintios 8:6
    "Existe somente um Deus", diz a testemunha de Jeová usando este versículo, "e quem é ele? O Pai! Portanto, Jesus não é Deus". Entretanto, existe uma brecha em sua linha de pensamento. Não a deixe para lá; faça-a aplicar a mesma linha de raciocínio ao resto do versículo. Desta forma ela terá que dizer "existe somente um Senhor, e quem é ele? Jesus Cristo! Então o Pai não é Senhor". É claro, a testemunha de Jeová não quer chegar a esta conclusão, porque sempre fala de Jeová como "Senhor". Mostre-lhe que não pode haver um sem o outro. Ela não pode fazer com que a primeira metade do versículo exclua Jesus como Deus, sem fazer com que a segunda metade exclua o Pai de ser Senhor.

    O fato é que as Escrituras usam os termos Deus e Senhor virtualmente de modo intercambiável. Os vários falsos deuses são chamados de "deus" e "senhor". O Pai é chamado de "Deus e Senhor" e ao Filho também se aplicam ambos os termos. O apóstolo Tomé se dirigiu a Jesus como "meu Senhor e meu Deus" (João 20:28). Os líderes da Torre de Vigia têm ensinado seus discípulos a verem em 1 Coríntios 8:6
    um contraste que não existe.

    ResponderExcluir
  2. "Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele. Sim, amém. "Eu sou o Alfa e o Ômega", diz Jeová Deus, "aquele que é, e que era, e que vem, o Todo-poderoso" (Apocalipse 1:7,8, Tradução do Novo Mundo).

    Se Jesus Cristo é apresentado como "o Alfa e o Ômega" e "o primeiro e o último", enquanto a Tradução do Novo Mundo também diz que Deus Jeová é "o alfa e o ômega" e "o primeiro e o último", as testemunhas de Jeová devem admitir também que Jesus Cristo é o Todo-Poderoso Deus - ou então ignorar as Escrituras.

    Você pode discutir esses versículos com uma testemunha da seguinte maneira: usando sua própria Tradução do Novo Mundo:

    O texto de Apocalipse 1:7,8 citado acima diz que alguém "está vindo". Quem? O versículo 7 diz que alguém que foi "traspassado". Quem foi traspassado quando foi pregado para morrer? Jesus! Mas o versículo 8 diz que o Deus Jeová é quem "está vindo". É possível que existam dois que estão vindo? Não! O versículo 8 refere-se a "aquele que está vindo". Apocalipse 1:8 diz claramente que o Deus Jeová é o Alfa e o Ômega. Agora note o que ele diz em Apocalipse 22:12,13:

    "Eis que venho depressa... Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último..."

    Então, o Deus Jeová está vindo depressa. Mas note a resposta dada a ele quando diz isto novamente:

    "Sim, venho depressa". "Amém! Vem, Senhor Jesus" (22:20 Tradução do Novo Mundo).

    Neste ponto você pode mencionar que Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, enquanto ômega é a última. Por esta razão, "o Alfa e o Ômega" significam o mesmo que "o primeiro e o último".

    Então, novamente referindo-se à Tradução do Novo Mundo, continue desta forma:

    Quem está falando em Apocalipse 2:8?

    "Estas coisas diz aquele, o primeiro e o último que estava morto e passou a viver [novamente]..."

    Obviamente, é Jesus. Quem Jesus declarou ser quando chamou a si mesmo "o primeiro e o último?" Foi desta maneira que o Deus Todo-Poderoso se identificou no Antigo Testamento. Jesus sabia que o apóstolo João, autor de Apocalipse, e mais tarde todos os leitores da Bíblia se lembrariam destes versículos:

    "...Eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último. Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus..." (Is.48:12,13).

    E "...eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador" (Is.43:10,11)

    Note também que a expressão o primeiro e o último é usada em referência a Deus Jeová em Apocalipse 22:13:

    "Eu sou o Alfa e o Ômega,o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim."

    Ainda João também recorda:

    "... E ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vive; fui morto, mas eis que estou vivo pelos séculos..." (Apoc. 1:17,18).

    Lembre à testemunha de Jeová que ela leu em sua própria Bíblia que o Deus Jeová é aquele que está vindo, aquele que está vindo depressa, o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, e o único salvador. Ela também leu que nosso Salvador Jesus Cristo é aquele que está vindo, aquele que está vindo depressa, o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, e o único Salvador.

    Se a testemunha tiver dificuldade em chegar à conclusão certa, a saber, que Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso, peça que leia Colossenses 2:9:

    "Porque é nele que mora corporalmente toda a plenitude da qualidade divina", ou, de acordo com a Imprensa Bíblica Brasileira, "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade".

    ResponderExcluir