quarta-feira, 25 de março de 2015

A Divindade - Parte I


Muito tem sido escrito nestes últimos anos sobre o tema da TRINDADE no meio Adventista do 7º Dia. Parte deste movimento literário se deve ao fato de esta doutrina bíblica estar sendo amplamente questionada por movimentos anti-trinitarianos (que não crêem na Trindade, como os Testemunhas de Jeová, por exemplo).

Todo este questionamento acabou trazendo algum proveito para a Igreja, uma vez que levou às pessoas a buscarem estudar melhor o assunto, solidificando o que já se cria - que a Divindade é formada por 3 Pessoas distintas. Na década de 80, houve também um movimento mundial de dúvidas sobre o tema do Santuário, o que levou a Igreja a também aprofundar os conhecimentos nesta doutrina, promovendo a grande base teológica que possuímos hoje sobre o assunto do Santuário e sua simbologia.

Como creio que a doutrina da TRINDADE já foi amplamente estudada e defendida pelas publicações oficiais da Igreja Adventista (como o livro "A Trindade", da Casa Publicadora Brasileira, por exemplo; além de inúmeros artigos que estão sendo regularmente publicados na Revista Adventista e em outras publicações de acesso geral à membresia), eu não vou aqui "chover no molhado". Até mesmo porque estudaremos na lição da ES sobre este tema durante os próximos dias...

Apenas para atender a sugestões de alguns queridos leitores deste BLOG, vou colocar um resumo de uma parte do excelente artigo do Pr. Demóstenes Neves (professor do Seminário de Teologia do IAENE), que é, ao meu ver, um dos maiores conhecedores deste assunto no Brasil. Os interessados poderão pegar aqui a íntegra do artigo do Pr. Demóstenes, o qual foi publicado na Revista Teológica do SALT-IAENE de Julho de 2001.

Três Pessoas Distintas


Note-se os quinze exemplos que se seguem, da individualidade e ação conjunta da Divindade em três Pessoas:

1. (Jo 14:16) “E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro (do grego "allos" = outro igual) Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.”

2. (Jo 14:26) “a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

3. (At 1:1-4) exercendo funções diferentes: as ações de Jesus (v. 1); a intermediação do Espírito Santo (v. 2) e a promessa do Pai (v. 4).

4. (At 2:32, 33) Jesus ressuscitado (v. 32) a promessa do Pai e o Espírito Santo derramado (v.33).

5. (At 2:38-39) O batismo em nome de Jesus (v. 38); o Dom do Espírito Santo (v. 38) e o chamado de Deus.

6. (Atos 4:8-10) Pedro cheio do Espírito Santo (v. 8); Jesus crucificado e Deus que O ressuscitou (v. 10).

7. (Atos 4:24-26) Deus, o soberano (v. 24); o Espírito Santo que falou pela boca de Davi (v. 25) e o Ungido do Senhor (v. 26).

8. (Atos 5:31-32) Deus que exaltou (v. 31); o Salvador (Jesus) e o Espírito Santo que é testemunha juntamente com os apóstolos (v. 32).

9. (Atos 7:55-56) o Espírito Santo enchendo Estevão que vê Deus no Céu e Jesus à Sua direita.

10. (Atos 10:46-48) Deus é engrandecido por pessoas que receberam o Espírito Santo e foram batizados em nome de Jesus.

11. (Atos 20:21-23) o arrependimento para com Deus e a fé em Jesus (v. 21) e o Espírito Santo que adverte das provações (v. 23).

12. (Ef 1:13-17) selados com o Espírito da promessa, o qual é penhor até ao resgate de Sua propriedade (v. 13); a fé no Senhor Jesus (v. 15) e Deus, o Pai da Glória (v. 17).

13. (Tt 3:4-6) a benignidade de Deus (v. 4); o lavar renovador do Espírito Santo (v. 5) e a mediação de Jesus Cristo (verso 6).

14. (Hb 10:12-15) Jesus que Se ofereceu e está à destra de Deus (v. 12) e o Espírito Santo que também disso dá testemunho (v. 15).

15. (1Co 2:10-12, 16) as coisas de Deus somente podem ser reveladas pelo Espírito. Esse Espírito vem de Deus e só ele conhece as coisas de Deus e nós temos a mente de Cristo (v. 16).

Muitas outras passagens poderiam ser citadas para indicar a presença de três Pessoas na ação de Deus como Trindade (por exemplo: Rom. 15:30 e 1Cor. 12:4-6).

Mas para quem está disposto a aceitar a revelação bíblica, um versículo apenas já seria suficiente...

Esta é a Igreja!


Retirado do site: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com.br/2007/10/divindade.html

2 comentários:

  1. Os que negam a Divindade de Jesus usam textos que falam que Jesus tem um Deus.
    Disse-lhe Jesus: Não me toques; porque ainda não subi ao Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes que subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.
    João 20:15-17
    No entanto Deus o pai também chama Jesus de Deus
    Hebreus 1:8
    Entretanto, a respeito do Filho, revela: “O teu trono, ó Deus, subsiste por toda a eternidade; e o cetro do teu Reino é bastão da justiça. .
    Não vejo nenhum problema de Jesus chamar o Pai de meu Deus.
    Se entre os membros da divindade um não reconhecer o outro como Deus,como nós seres mortais, vamos reconhece lo?
    O que vejo neste fato é simplesmente o respeito, que eles têm ao ponto de um reconhecer igualdade, majestade e soberania do outro.
    Isso só comprova que tanto no céu como na terra Jesus é Deus.
    E se o Pai o reconhece assim, quem sou eu pra questionar?
    Salmos 45:6,7
    O teu trono, ó Deus, permanece incólume por toda a eternidade; cetro de justiça é o cetro do teu reino.…
    .
    Hebreus 3:3,4
    Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, pelo mesmo princípio que o construtor de uma casa possui mais honra do que a própria casa. …
    Isaías 7:14
    Pois sabei que o Eterno, o Senhor, ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o Nome dele será Emanuel, Deus Conosco!
    Isaías 9:6,7
    Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz.…
    Isaías 45:21,22,25
    Anunciai, trazei as vossas provas e razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde os tempos antigos? Quem desde aquele tempo o proclamou? Porventura, não o fiz Eu, Yahweh? Pois não há outro Deus, senão Eu; Deus justo e Salvador não existe outro além de mim.…
    Jeremias 23:6
    Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o Nome pelo qual será conhecido: ‘Jeová-Tsidkenu, o SENHOR, é a Nossa Justiça’.
    Lucas 1:16,17
    E conduzirá muitos dos filhos de Israel à conversão ao Senhor, seu Deus. …
    João 10:30,33
    Eu e o Pai somos um.” …
    João 20:28
    E Tomé confessou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!”
    Romanos 9:5
    de quem são os patriarcas, e a partir deles é traçada a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo e de todos. Seja Ele louvado para sempre! Amém. Deus cumpre suas promessas
    1 Timóteo 3:16
    Sem dúvida, grande é esse mistério da fé: Deus foi manifestado em carne, foi justificado no Espírito, contemplado pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo e recebido acima na glória.
    Tito 2:13,14
    enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. …
    1 João 5:20
    Da mesma forma, temos pleno conhecimento de que o Filho de Deus é vindo e nos tem concedido entendimento para reconhecermos o Verdadeiro. E nós estamos vivendo naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
    for.
    Salmos 145:13
    Porquanto teu Reino é Reino Eterno, e o teu domínio perdura de geração em geração.
    Isaías 9:7
    Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei se multiplicará sobremaneira, e haverá plena paz em todo o seu Reino. As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo o Yahweh, o SENHOR dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize!

    ResponderExcluir
  2. Pelo simples fato de Yeshua ter dito, em Mt 23:37, que por varias vezes Ele mesmo tentou proteger orientar e resgatar o povo de Israel e foi rejeitado, fica bem claro que Yeshua esta se referindo as tentativas feitas por Ele mesmo registradas lá no Antigo Testamento, pois, até então o Novo Testamento ainda nem existia na ocasião!.
    Portanto, fica claro que quem falava lá no AT com Moises em Êxodo 4:22 era Yeshua, a Palavra de D’us que se identificava como sendo D’us, o Pai da salvação de Israel, o Adonai Elohim YeHoWaH-shua. Observe:
    (Mateus 23:37) - Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

    ResponderExcluir