quarta-feira, 18 de março de 2015

15 Perguntas sobre a Trindade Para Consideração



A seguir, gostaria que os irmãos respondessem-me pelo menos as seguintes perguntas:

1) Por que a senhora White usa pronomes pessoais para se referir ao Espírito Santo, do mesmo modo que o Novo Testamento? Se o Espírito Santo é a “glória de Deus” (impessoal), por que em João 14:26 (e em outros textos) Jesus emprega o pronome grego ekeinos, literalmente este mesmo, ele, no gênero masculino, para referir-se e Ele?

2) Por que a senhora White não contradisse em 1913 o senhor F. M. Wilcox, editor do mais influente periódico denominacional, amigo seu e um de seus indicados para assumir a supervisão de sua herança literária, quando este escreveu que “os adventistas do sétimo dia crêem: 1. Na divina Trindade. Essa divina Trindade consiste do Pai eterno... do Senhor Jesus Cristo... e do Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade” ? Lembro-o que esta declaração apareceu imediatamente após um artigo escrito por Ellen White.

3) Por que a senhora White ao fazer uso da linguagem de Colossenses 2:9 aplica-a ao Três membros da Divindade? “O Pai é toda a plenitude da Divindade”, “O Filho é toda a plenitude da Divindade” e o Espírito Santo “em toda a plenitude da Divindade” (Evangelismo, p.p. 614 e 615).

4) Se em 1855 os Adventistas já possuíam a verdade completa, porque então eles criam na teoria da porta fechada, guardavam o sábado a partir das 18:00 e comiam carne de porco (até 1863 os White, juntamente com outros, cevavam seus porcos), etc...? Alguns deles eram semi-arianos; nem por isto deixaremos de crer que Cristo é co-eterno com Deus. Waggoner, por exemplo, ensinava que “houve um tempo em que Cristo emanou e veio de Deus” . Uriah Smith dizia que poderíamos obter justiça sendo mais zelosos que os judeus da antiguidade em guardar e ensinar outros a guardar os mandamentos . Você adota estas posições atualmente por elas terem sido ensinadas por alguns de nossos pioneiros? Por aí se vê que a tese de que devemos ser unitarianos por causa dos pioneiros chega a ser ridícula.

5) Como irás provar-me que João 14:16, ao mencionar as expressões “allos” e “parakletos” não se refere à personalidade e divindade do Espírito Santo, levando-se em consideração que o termo “proceder” (Ekporeuomai) significa também “fora de”? Levando-se em conta que este texto é anterior ao início do catolicismo, como irás provar-me que a doutrina da Trindade não procede das Escrituras?

6) A quem pode ser dirigida uma blasfêmia? Não é diretamente a um ser real, pessoal e Divino?

7) Como entendes o significado de “Elohim” (Gênesis 1:1) em hebraico bem como do termo “echad” (conforme estudamos anteriormente, refere-se tanto a Deus em Deuteronômio 6:4 como ao casal do Éden em Gênesis 2:24)?

8) E o termo “pairava” sobre as águas? Como irás provar-me biblicamente que o mesmo não indica que o Espírito Santo era alguém que estava presente para dar vida ao planeta?

9) Se o Espírito não é um Deus Pessoal, por que é apresentado em Atos 15:28 como alguém que avalia ou aprova determinado curso de ação? Por que é descrito em Apocalipse 22:17, juntamente com a noiva, a igreja, Seu convite a cada pecador?

10) Se o Espírito Santo fosse um “poder”, como deveríamos traduzir, por exemplo, os textos de Lucas 4:14 e Atos 10:38? “Então, Jesus, no poder do Espírito (seria correto traduzi-lo por: no poder do poder de Deus?), regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.” Lucas 4:14. “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder (seria lógico verter este versículo: com o poder de Deus e com poder?), o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” Atos 10:38. Veja que em ambas as passagens, o Espírito e o poder de Deus são mencionados.

11) Como explicas o fato de a expressão “enviarei da parte do Pai” em João 15:26 no grego referir-se a uma ação na qual um atuante executa a ação sem pressões externas”?

12) Se o Espírito Santo é uma força do Pai e do Filho, por que a senhora White o chama de Pessoa ou Personalidade (como queira – o que dá no mesmo)?

13) Levando-se em conta que o termo grego para “comunhão” em II Co 13:13 refere-se a comunicações interpessoais entre seres relacionais, como irás provar-me que o apóstolo Paulo não estava dando um posicionamento acerca do “Trio Celestial” neste verso?

14) Por que em Efésios 4:3-6 o Espírito Santo é mencionado primeiro que o Filho e o Pai se ele não é um Deus Pessoal? Uma “energia” poderia estar à frente de dois membros da Divindade?

15) Se o Espírito Santo fosse apenas um “poder” para a Sra. White, por que ela O chama da “onipotente”, “pessoa divina”, “Mensageiro celeste” “hóspede”, “mestre eficaz da verdade divina” e “divino professor”?


Nenhum comentário:

Postar um comentário